5 Dicas para o Dia da Internet Segura 2020

5 Dicas para o Dia da Internet Segura 2020
5 Dicas para o Dia da Internet Segura 2020

Hoje, dia 11/02, é o Dia da Internet Segura 2020!

Previna-se de ataques cibernéticos e saiba como se proteger online com essas 5 dicas para o Dia da Internet Segura 2020.

Dia da Internet Segura 2020

Com o objetivo de conscientizar e promover o debate sobre a segurança online, hoje, dia 11/02 é comemorado o Dia da Internet Segura. Por isso separamos 5 dicas essenciais para se proteger online e manter sua privacidade. Confira!

Dia da Internet Segura 2020
Dia da Internet Segura 2020

Manter Smartphone e Computador atualizado

Uma dica fundamental e de extrema importância para se proteger online é sempre manter o sistema do celular e do computador atualizado.

Por mais chato e demorado que possa ser, é essencial que o sistema operacional, aplicativos e programas do aparelho estejam sempre atualizados, para que não haja brechas e/ou falhas na segurança.

Não clicar em links suspeitos (Correntes do WhatsApp e Facebook)

Outra dica fundamental é nunca clicar em links duvidosos, ou de origem desconhecida. Você sempre deve desconfiar dos links compartilhados no WhatsApp, Facebook e outras redes sociais.

A mesma dica vale para e-mails! Só abra um link se estiver certeza se foi enviado por um remetente que você conheça ou saiba que é confiável.

Não clicar em links suspeitos
Não clicar em links suspeitos

Não usar Wi-Fi público para acessar apps de bancos

Os pontos de Wi-Fi públicos sempre são uma boa forma de se manter conectado. Entretanto, você não deve acessar aplicativos bancários em redes públicas, pois essas redes são vulneráveis a ataques e interceptações e suas informações podem ser roubadas com facilidade.

Se precisar usar Wi-Fi público para essa finalidade opte pelos dados móveis ou pela utilização de uma VPN para se proteger.

Usar cartões virtuais em compras online

Se você realiza muitas compras pela Internet sempre opte para o uso de um cartão virtual. Muitos bancos oferecem essa opção, e além de ser mais prático, é também mais seguro que usar o cartão físico, pois eles podem ser facilmente bloqueados ou deletados após a compra, evitando diversos problemas de fraudes ou golpes.

Compras online
Compras online

Não divulgar informações pessoais em redes sociais

E por fim, uma dica valiosa! Não divulgar ou repassar informações pessoais em redes sociais. Muita gente acaba caindo em golpes por divulgar endereço completo, números de cartão, senhas, documentos pessoais como CPF e outros.

Então, nunca, NUNCA mesmo, passe ou divulgue informações importantes sobre você, sobre seu endereço e sobre seus cartões de crédito em redes sociais ou por telefone.

E essas foram as 5 dicas para o Dia da Internet Segura 2020! Se você gostou não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos. Até mais!


Veja também ⇒ Dicas de Segurança para Cartão de Crédito ou Débito

 

Ronei de Sousa
25 anos. Venda Nova do Imigrante - Espirito Santo, BR. Apaixonado por tecnologia, cartões, filmes e séries!