Dicas de Segurança para Cartão de Crédito ou Débito

Dicas de Segurança para Cartão de Crédito ou Débito
Dicas de Segurança para Cartão de Crédito ou Débito

Evite fraudes com o Cartão de Crédito!

Se você possui um cartão de crédito ou débito precisa saber que deve tomar cuidado ao usa-los. Portanto confira algumas dicas de segurança para o seu cartão.

Dicas de Segurança para Cartão de Crédito ou Débito

A maioria das pessoas adoram comprar com o cartão, mas uma grande minoria não sabe o risco que corre ao usar esse meio de pagamento em suas compras. Seja online ou em um estabelecimento os cartões sempre podem ser expostos de maneira errada.

E para evitar fraudes e te alertar sobre os riscos que tem usar o cartão, selecionamos as melhores dicas de segurança para cartão de crédito ou débito.

  • Mantenha seu cartão seguro e suas informações atualizadas

Mantenha seu cartão seguro
Dicas de Segurança para Cartão

Seu cartão deve ser privado e de uso exclusivo seu, por isso é importante que você não empreste e não o mostre para desconhecidos ou até mesmo para amigos. A maioria dos cartão ainda tem impresso o número do cartão, código de segurança, validade e seu nome completo, e essas informações em mãos erradas pode gerar fraudes e problemas para você.

Outra maneira de proteger seu cartão é mantendo suas informações atualizadas junto com o banco ou emissor do cartão, sempre que mudar de telefone, endereço ou e-mail avise o emissor ou atualize pelo aplicativo, se for o caso.

  • Fique de olho nos recibos e valores de cada compra

Confira os recibos e notas
Confira os recibos e notas

Sempre que for comprar algo, olhe atentamente ao recibo dado pelo estabelecimento, confira se o valor de cada compra está certo, caso contrário informe o estabelecimento no mesmo instante para que seja resolvido o mais rápido possível.

Isso vale também para compras online, veja o valor do produto ou serviço, confira a descrição, formas de pagamento e condições do parcelamento.

  • Não passe suas informações por telefone, e-mail ou redes sociais

Não passe suas informações por telefone email ou redes sociais
Não passe suas informações por telefone e-mail ou redes sociais

Essa dica é extremamente importante. Nenhum banco ou instituição pede seus dados sem sua solicitação. Portanto, se você não entrou em contato com a empresa do seu cartão, não forneça nenhuma informação.

Confira sempre o número de telefone e e-mail de quem está te pedindo informações, verifique se a rede social é a página oficial da empresa e confirme se está tudo certo. Caso contrário você não deve passar nenhuma informação sobre você, seus documentos, número da conta ou do cartão.

  • Verifique a segurança do site antes de comprar

Verifique a segurança do site antes de comprar
Verifique a segurança do site antes de comprar

Além de olhar os valores de cada produto ou serviço que estiver contratando é fundamental verificar a segurança do site. Pesquise sobre, olhe se o site possui certificado de segurança para realizar pagamentos online. E nunca cadastre seu cartão em sites duvidosos ou lojas desconhecidas.

  • Não publique informações pessoais nas redes sociais

Não publique informações pessoais nas redes sociais
Não publique informações pessoais nas redes sociais

Esse é um erro que muitos cometem. Pois é normal você querer mostrar seu novo cartão de crédito por aí, mas garanta que nenhum número apareça. Não divulgue o quanto você tem de limite, o quanto você movimenta em suas contas e quais bancos você frequenta.

Todas essas informações em mãos erradas podem gerar crimes ou problemas gravíssimos.

  • Verifique o extrato do seu cartão

Verifique o extrato do seu cartão
Verifique o extrato do seu cartão

Lembrou de olhar o recibo após a compra? Então, assim que possível, confira o extrato do seu cartão. Veja se os valores são condizentes e se o seu gasto é o que você planejou.

Caso encontre alguma irregularidade entre em contato imediatamente com a loja ou estabelecimento onde você realizou a compra, caso não reconheça uma cobrança bloqueie seu cartão e avise o banco emissor para prosseguir com os procedimentos necessários.

  • Deixe seu cartão bloqueado

Deixe seu cartão bloqueado
Deixe seu cartão bloqueado

Uma função presente em muitos cartões atualmente é o bloqueio e desbloqueio por aplicativo. A função deve ser usada se você perdeu seu cartão, se foi roubado ou se você não vai usar o cartão.

Nas duas primeiras situações é fundamental que você bloqueie imediatamente seu cartão. Caso não tenha essa opção em aplicativo você deve avisar o banco e pedir o bloqueio.

E se você não usa seu cartão com frequência o ideal é deixar ele bloqueado e desbloquear quando for usar. Tem a probabilidade de você esquecer que ele está bloqueado e não conseguir terminar a compra, se este for o caso mantenha desbloqueado e fique atento ao extrato.

  • Não saia de casa com todos os cartões

Não saia de casa com todos os cartões
Não saia de casa com todos os cartões

E por fim, nunca carregue todos os seus cartões. Se você perder ou for roubado, você terá o trabalho e a dor de cabeça para bloquear um por um. Então leve no máximo 2 cartões, o que você mais usa e um outro caso ocorra algum imprevisto.

Seguindo a maioria dessas dicas você não terá problemas com seu cartão de crédito ou débito. E se você gostou deste post, comente com seus amigos e compartilhe bastante, para que ninguém possa ser vítima de fraudes ou crimes envolvendo cartão.

E caso tenha interessa, confira também outras dicas sobre cartões de crédito e débito.

Ate mais!

Fonte e Imagens: Blog do Banco Inter