WhatsApp Pay chega ao Brasil oferecendo pagamentos via cartão pelo aplicativo

WhatsApp Pay chega ao Brasil oferecendo pagamentos via cartão pelo aplicativo

Conheça o novo sistema de pagamentos do WhatsApp!

Após fases de testes e aprovação do Banco Central, o WhatsApp Pay chega ao Brasil permitindo o envio e recebimento de dinheiro via cartão pelo aplicativo.

WhatsApp Pay chega ao Brasil

Em parceria com a Mastercard, Visa e a Cielo, o novo sistema de pagamentos do  WhatsApp está disponível a partir de hoje (04/05) no Brasil.

WhatsApp Pay chega ao Brasil

O serviço do WhastApp Pay, apesar de já estar liberado, ainda não será disponibilizado para todos. Neste primeiro momento, apenas de 1% a 2% dos 120 milhões de brasileiros, que utilizando o WhatsApp, terão acesso ao serviço.

Segundo o Facebook, o novo sistema de pagamentos será habilitado de maneira gradual. Os primeiros usuários que devem testar o WhastApp Pay serão os moradores de São Paulo. Em junho, o serviço deve se expandir para mais duas regiões do país e somente em julho a nova funcionalidade estará disponível para todo o Brasil.

Como vai funcionar o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay vai permitir que usuários enviem e recebam dinheiro sem sair do aplicativo de mensagens. Os pagamentos serão processados pela Cielo e os cartões aceitos poderão ser Visa ou Mastercard.

Para realizar as transferências serão necessários ter um número de celular do Brasil e um cartão de débito, pré-pago ou múltiplo (crédito e débito). Entretanto, as transferências só poderão ser feitas na função débito ou pré-pago, ou seja, não vai funcionar na função crédito.

WhatsApp Pay

Segundo o WhatsApp, nenhuma taxa será cobrada para o envio e recebimento de dinheiro através do serviço, porém, o banco emissor do cartão poderá cobrar taxas pelo uso do cheque especial.

Inicialmente, os seguintes bancos e emissores de cartões estarão funcionando para a utilização do WhatsApp Pay:

  • Banco do Brasil (Visa)
  • Banco Inter (Mastercard)
  • Bradesco (Visa)
  • Itaú (Mastercard)
  • Mercado Pago (Visa)
  • Next (Visa)
  • Nubank (Mastercard)
  • Sicredi (Mastercard e Visa)
  • Woop Sicredi (Visa)

Limites do WhatsApp Pay

As transações não serão ilimitadas, pois, o WhatsApp definiu limites de transferências e valores para o uso do WhatsApp Pay. Cada usuário poderá enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 pagamentos por dia. O limite total no mês será de R$ 5 mil. Vale destacar que, as instituições financeiras parceiras poderão estabelecer um limite menor que esse.

Segurança do WhatsApp Pay

Os pagamentos funcionarão através do Facebook Pay e contarão com várias camadas de segurança, assim como a opção de ativar a biometria do aparelho ou a definição de um código PIN.

Segurança do WhatsApp Pay

Configuração do WhatsApp Pay

Para adicionar uma forma de pagamento no WhastApp Pay, faça o seguinte:

  1. Abra a conversa com o contato para o qual você deseja enviar o dinheiro, toque em Anexar > Pagamento.
  2. Toque em CONTINUAR na tela do Facebook Pay.
  3. Toque em CONTINUAR para aceitar os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Pagamentos no WhatsApp.
  4. Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay.
  5. Insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo e toque em AVANÇAR.
  6. Para usar sua impressão digital ao invés de inserir seu PIN manualmente, toque em USAR IMPRESSÃO DIGITAL. Caso contrário, toque em Pular para inserir seu PIN manualmente.
  7. Insira seu nome, sobrenome e CPF. Em seguida, toque em Avançar.
  8. Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número do seu cartão de débito, a data de validade e o código CVV.
  9. Toque em SALVAR.
  10. Após adicionar os dados do seu cartão, você poderá verificá-lo.

Você também pode configurar o Facebook Pay no WhatsApp. Para isso, toque em Mais opções > Configurações > Pagamentos > Facebook Pay > CONTINUAR. Você também pode adicionar cartões de crédito, mas poderá usá-los somente para enviar pagamentos para empresas.

Observações:

  • Você precisa ter pelo menos 18 anos de idade e um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos ou parceiros participantes para usar o Facebook Pay e para enviar e receber dinheiro no WhatsApp.

E essas foram as informações sobre a chegada do WhatsApp Pay no Brasi. Para obter outros detalhes, acesse o site: www.whatsapp.com/payments/br.

Fonte e Imagens: WhatsApp


Veja também ⇒ WhatsApp deve liberar 4 novas funções em breve