Como usar o mesmo e-mail como Chave Pix em contas diferentes?

Como usar o mesmo e-mail como Chave Pix em contas diferentes

Use o mesmo e-mail como Chave Pix em diversas contas!

Veja como usar o mesmo e-mail como Chave Pix em contas diferentes sem ter que criar vários e-mails.

As Chaves Pix

As Chaves Pix servem como um “endereço” para identificar a sua conta. Por isso, você não pode cadastrar a mesma Chave Pix em outra conta. Entretanto, existe uma exceção para o uso do e-mail como Chave Pix, e você pode sim usa-lo em várias contas diferentes.

Pix

Você pode usar como Chave Pix o seu e-mail, telefone, CPF/CNPJ ou uma chave aleatória. Mas, o que talvez você não saiba, é que existe um truque que permite usar o mesmo e-mail como Chave Pix em diversas contas.

Como usar o mesmo e-mail como Chave Pix em contas diferentes?

Para usar o mesmo e-mail como Chave Pix em mais de uma conta, você só vai precisar utilizar uma funcionalidade que já existe no próprio e-mail.

A funcionalidade consiste em adicionar uma palavra em seu endereço de e-mail atual sem que afete o recebimento de mensagens, dessa forma, é possível cadastrar o mesmo e-mail como Chave Pix em diversas instituições.

E-mail

Veja como funciona

Para que este método funcione, você precisa apenas adicionar um sinal de mais (+) depois do seu nome de usuário e antes do arroba (@) do seu endereço de e-mail.

Exemplo 1:

Se seu e-mail original for “seunome@outlook.com” você poderá utilizar “seunome+banco1@outlook.com” como Chave Pix.

Exemplo 2:

Seu e-mail for “seunome@gmail.com” e você que usar esse e-mail como Chave Pix no Nubank e Banco Next, por exemplo, você poderá cadastrar da seguinte maneira:

  • Chave Pix Nubank: seunome+nubank@gmail.com
  • Chave Pix Banco Next: seunome+next@gmail.com

Importante:

  • O procedimento de adicionar o sinal de adição (+) ao e-mail não funciona em todos os provedores, então, antes de cadastrar, tente enviar um e-mail para o endereço que deseja usar como Chave Pix, pois será necessário confirmar a chave com um código de validação.
    OBS: O Gmail e o Outlook aceitam essa funcionalidade.
  • Algumas instituições não aceitam o uso do (+) no e-mail para realizar uma transferência via Pix.
  • Algumas instituições não permitem o cadastro de um e-mail que não esteja vinculado a conta ou ao aplicativo. Neste caso, será necessário alterar o seu e-mail de cadastro para conseguir utilizar.

De acordo com o Banco Central, a prática funciona e já havia sido mapeada alguns meses atrás. A equipe técnica da autarquia responsável pela implementação do Pix não vê mal nesse tipo de cadastramento.

E essa foi a dica de hoje para você saber como cadastrar o mesmo e-mail como Chave Pix em contas diferentes. Se você gostou ou já sabia dessa técnica, comente abaixo.

Até mais!


Veja também ⇒ Como saber onde suas Chaves Pix estão cadastradas?