Auxílio Emergencial: Nova atualização no site da Dataprev

Auxílio Emergencial: Nova atualização no site da Dataprev
Auxílio Emergencial: Nova atualização no site da Dataprev

Site da Dataprev é atualizado com novas informações sobre o Auxílio Emergencial!

A Dataprev atualizou recententemente o portal de consulta ao Auxílio Emergencial e a partir de agora ele mostra informações detalhadas sobre cada processo do pagamento das parcelas e algumas mensagens de aviso sobre o benefício.

Nova atualização no site da Dataprev

O novo site de consulta do Auxílio Emergencial da Dataprev atualizou, porém, muitas pessoas ficaram em dúvida sobre as informações contidas em cada etapa dos pagamentos, portanto confira agora o que mudou.

Dataprev Auxílio Emergencial
Dataprev Auxílio Emergencial

Após inserir os dados no site da Dataprev para consultar o status da solicitação do Auxílio Emergencial, a plataforma mostra novas informações a respeito do pagamento de cada parcela do benefício.

1ª Parte – Etapas do pedido

A primeira parte do site mostra em que etapa está o pedido do auxílio, mostrando o dia em que o pedido foi recebido, o processamento, resultado do processamento dos dados, quando a Dataprev confirmou para a Caixa se o pedido foi aprovado ou não e por fim as informações sobre os pagamentos.

Site Dataprev: Etapas do pedido do Auxílio Emergencial
Site Dataprev: Etapas do pedido do Auxílio Emergencial

2ª Parte – Parcelas de Crédito

Essa é a parte nova do site que anteriormente só mostrava se o benefício foi aprovado e qual era o valor. Nesta parte é possível ver o número de parcelas, em que situação cada parcela se encontra, qual foi a data do pagamento de cada parcela e qual é o valor de cada crédito.

Site Dataprev: Parcelas de Crédito do Auxílio Emergencial
Site Dataprev: Parcelas de Crédito do Auxílio Emergencial
  • – Mostra o total das 5 parcelas liberadas para o recebimento do Auxílio Emergencial
  • Situação – Mostra em que situação se encontra cada parcela, podendo ter 3 status diferentes, sendo eles:
    Creditada: Significa que o pagamento foi depositado na conta poupança social digital.
    Enviada para Caixa: Significa que seus dados foram revisados e a parcela em questão foi liberada para a Caixa realizar o pagamento.
    Programada: Significa que a parcela em questão ainda vai ser liberada para pagamento.
  • Data da situação – Mostra em que data o pagamento foi depositado na conta digital, sendo que, para parcelas programadas a data da situação será o dia em que foi finalizado o processamento dos dados.
  • Valor – Mostra o valor que será recebido em cada parcela, podendo ser R$ 600,00 ou R$ 1.200,00.

Logo abaixo mostra o grupo familiar, ou seja, todas as pessoas que fazem parte da sua família e quais delas estão aptas a receber ou não o Auxílio Emergencial.

Site Dataprev: Grupo Familiar do Auxílio Emergencial
Site Dataprev: Grupo Familiar do Auxílio Emergencial

3ª Parte: Motivos de bloqueio

Caso seu Auxílio Emergencial tenha sido cancelado, bloqueado ou esteja em avaliação, o site da Dataprev também irá informar o motivo de cada bloqueio.

Veja alguns avisos que podem aparacer:

  • Auxílio Cancelado: Cidadão(ã) identificado como residente no exterior.
  • Auxílio Cancelado: Cidadão(ã) aprovado(a) para o recebimento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).
  • Auxílio Cancelado: Cidadão(ã) é servidor(a) público(a) vinculado ao Município ou Estado.
  • Auxílio Cancelado: Cidadão(ã) é servidor(a) público(a) na ativa, aposentado ou pensionista, vinculado às Forças Armadas.
  • Auxílio Cancelado: Cidadão(ã) identificado como presidiário em regime fechado, conforme a Base Nacional de Mandados de Prisão, e não pode receber o Auxílio Emergencial.
  • Auxílio em avaliação: O pagamento do Auxílio Emergencial foi suspenso porque foram identificados indícios de informações incompatíveis com os critérios para recebimento do benefício.

Se aparecer alguma dessas ou outras mensagens ao consultar o seu benefício e você tem certeza de que estão errados, você pode estar recorrendo com uma contestação extrajudicial. Para isso, basta procurar a Defensoria Pública da União na região onde você mora.

E essas foram as novidades a respeito da nova atualização no site da Dataprev. Se você achou o artigo útil ou tem alguma dúvida, comente abaixo e compartilhe com seus amigos.

Até mais!


Veja também ⇒ Calendário da 4ª parcela, 5ª parcela e demais parcelas do Auxílio Emergencial