5 Motivos para não usar AdBlock

5 Motivos para não usar AdBlock
5 Motivos para não usar AdBlock

Confira 5 motivos para não usar AdBlock (Bloqueadores de Anúncios)

Saiba porque você não deve usar bloqueadores de anúncios em seu navegador! Vamos te dar 5 motivos para não usar AdBlock e continuar navegando com velocidade e segurança.

5 Motivos para não usar AdBlock

Se você navega muito na Internet já deve ter percebido que a maioria dos sites e blogs contém anúncios e propagandas, e na maior parte dos casos são anúncios do Google AdSense.

Os anúncios são exibidos em diversas páginas, em diferentes posições e até no meio do conteúdo que você estiver lendo ou assistindo. E talvez você ache eles incômodos ou irritantes, e quer logo usar um AdBlock para bloquear os anúncios.

Por isso hoje você vai ter 5 motivos para não usar AdBlock ou algum navegador que tenha essa função. Confira!

Aumenta o consumo de memória RAM!

Usar AdBlock aumenta o consumo de memória RAM do seu computador ou celular, pois a extensão ou o navegador que você estiver usando vai criar vários filtros para identificação e bloqueio de anúncios em diversos sites e guias abertas.

Memória RAM

Sendo assim, o navegador vai gerar um consumo exagerado de memória e acabar deixando o seu dispositivo lento ou até mesmo travando, dependendo das configurações e especificações.

Deixa o Navegador lento!

Se tem aumento de memória, consequentemente vai haver mais consumo de recursos e processamento. E para que um navegador funcione perfeitamente e abra páginas com mais rapidez é necessário que o computador ou o celular não esteja sobrecarregado.

Navegador lento

O uso de AdBlock, extensões e várias guias abertas vai exigir muito mais do navegador, então ao invés de ter uma navegação suave o navegador fica lento e isso prejudica a sua experiência de navegação.

Prejudica os Criadores de Conteúdo!

Talvez você nunca se atentou a isso, mas os anúncios são responsáveis por gerar receita para os criadores de conteúdo. Se você está lendo um artigo em algum site de maneira gratuita, provavelmente haverá anúncios nesse site.

Criadores de Conteúdo

Essa é uma forma de manter o site online, gerar conteúdo e levar informação até você sem ter que te cobrar nada por isso. Sendo assim, os anúncios são ferramentas importantes e necessárias para muitos criadores. Então, se você gosta do conteúdo de algum site ou blog, não use bloqueadores de anúncios.

Não protege sua privacidade como deveria!

Muitas extensões e ferramentas de AdBlock prometem proteger sua privacidade enquanto bloqueia anúncios, mas não é bem assim.

Um bloqueador de anúncio consegue filtrar e bloquear propagandas, banners, botões de redes sociais dentre outros elementos. Entretanto, um AdBlock não é capaz de oferecer segurança e muito menos proteger sua privacidade.

Privacidade Online

Mesmo usando um AdBlock, seu endereço IP, localização e outros dados continuam sendo expostos pelos sites que você navega, então não adianta usar com o intuito de se proteger.

Existem alternativas!

E por fim, as alternativas para bloqueadores de anúncios. A principal alternativa para carregar páginas mais rápido é usando um bom navegador, atualmente o Chrome e o Firefox são ótimas escolhas, tanto para computadores (PCs) quanto para Smartphones.

Servidor DNS

A segunda alternativa é o uso de DNS, que são servidores capazes de fazer a tradução de um endereço web e criar a conexão com o site. (Saiba mais sobre DNS).

Existem inúmeros servidores de DNS. Confira abaixo ótimas opções para você configurar no seu roteador, computador ou Smartphone. (Veja como configurar clicando aqui.)

Cloudflare DNS
DNS Primário: 1.1.1.1
DNS Secundário: 1.0.0.1

Google DNS
DNS Primário: 8.8.8.8
DNS Secundário: 8.8.4.4

Yandex DNS
DNS Primário: 77.88.8.8
DNS Secundário: 77.88.8.1

OpenDNS
DNS Primário: 208.67.222.222
DNS Secundário: 208.67.220.220

E estes foram os 5 motivos para você não usar bloqueadores de anúncios ao navegar pela Internet. Um detalhe importante que não foi dito anteriormente, é que a maioria dos sites já são otimizados e carregam bem em qualquer tipo de conexão que você estiver usando, então não se preocupe com isso.

Apoie os criadores de conteúdo e continue incentivando a liberdade de informação! Até mais!


Veja também ⇒ 5 Apps para descobrir senha de Wi-Fi