Celular Computador Dicas

10 dúvidas comuns sobre o carregamento da bateria

Mitos e verdades sobre o carregamento da bateria do seu celular!

Nosso celular passou a ser um aparelho essencial, ele é tão pequeno e tão útil, conseguimos resolver quase tudo através dele, além de ser uma forma de entretenimento com os infinitos aplicativos e jogos disponíveis.

Mas com tantos recursos ele precisa de energia para funcionar, e as vezes a bateria nem dura o dia todo, talvez seja por que você está fazendo algumas coisas erradas, então confira alguma dicas para melhorar a vida útil e alguns erros que você comete ao carregar a bateria.

  • É preciso carregar ao máximo a bateria do celular novo, antes mesmo de usar?

Não. Ao menos uma vez você já ouviu alguém dizer que precisa colocar o celular novo para carregar até 100% não é mesmo? Mas isso atualmente é um mito, já que a maiorias das baterias são fabricadas com íons de lítio, que param de carregar logo quando chega a 100%, e elas já vem carregadas com uma porcentagem de 40 a 80%, e é essencial manter esse valor para que ela funcione melhor e dure mais.

Então, pode colocar o celular carregar a qualquer momento e em qualquer porcentagem. Mas vale lembrar que se você acabou de comprar o celular novo e ele está com menos de 40% de bateria, peça para trocar, a porcentagem baixa indica que a bateria pode estar danificada ou muito velha.

  • Pode usar o celular enquanto carrega?

Sim, pode. Usando o celular ou não a bateria irá carregar do mesmo jeito e não vai danificar ou diminuir a vida útil só por isso, já que mesmo sem você usar, ele fica fazendo algumas tarefas em segundo plano.

Mas vale ressaltar que ao usar o celular enquanto a bateria estiver carregando, pode fazer com que ela demore um pouco mais para ficar carregada e seu aparelho pode esquentar muito, e isso sim pode ser prejudicial. Então evite ver vários vídeos e jogar durante o carregamento para não haver um superaquecimento.

  • Usar carregadores de outras marcas, pode?

Pode, mas tomando devidos cuidados. As vezes não estamos com nosso carregador por perto e precisamos de bateria, então pedimos algum emprestado, ou até mesmo compramos um carregador ou power bank por necessidade.

Saiba que eles não danificam sua bateria desde que o carregamento esteja sendo feito de forma correta, o que pode acontecer é demorar um pouco mais ou até mesmo um pouco menos do que o normal, mas se perceber que o aparelho está esquentando muito, não use mais esse tipo de carregador, e opte sempre por marcas boas e carregadores de qualidade e veja se seu aparelho possui a tecnologia “Turbo”, se sim use carregadores específicos.

  • Desligar o aparelho pode danificar a bateria?

Sim. Deixar seu celular por um longo período de tempo pode fazer sua bateria morrer de vez, isso é comum com todas as baterias. O recomendado é desligar com pouca frequência e por um curto tempo, e reiniciar o aparelho de vez em quando também faz bem, já que isso ajuda a restaurar a funcionalidade da bateria e do aparelho.

  • Pode deixar o celular carregando a noite toda?

Pode. Os celulares são aparelhos inteligentes, e ao chegar em 100% de bateria eles param de carregar, deixar por mais tempo não vai armazenar mais energia ou fazer durar mais. Porém o bom mesmo é deixar a bateria com porcentagens entre 40 e 80% para prolongar a vida da bateria e fazer que ela dure mais.

Mas não é recomendado deixar ele carregando perto do seu corpo enquanto você dorme, coloque a uma distancia segura para evitar possíveis acidentes.

  • Gerenciadores de tarefas prolongam a vida útil da bateria?

Não. Seu aparelho não precisa de um gerenciador de tarefas, o próprio sistema já tem um e sabe muito bem os processos que devem ser feitos e quando devem ser feitos. Usar algum app desse tipo pode prejudicar a bateria e causar conflitos no sistema, por isso não são recomendados.

  • O carregador pode ficar na tomada sem estar carregando?

Pode, mas tome alguns cuidados. Se você tem animais de estimação ou filhos pequenos, se seu carregador faz barulhos ou está com defeito, se sua casa não tem proteção contra raios e tem chances de ocorrer vazamentos de água, NÃO DEIXE O CARREGADOR na tomada. Fora isso pode sim deixar ele na parede sem estar carregando.

  • A Internet faz a bateria descarregar mais rápido?

Depende. Se você usa para realizar atividades mais “pesadas” com processamento gráficos, como para jogos e assistir vídeos a bateria ira se esgotar mais rápido, porém usando apenas para navegar, ouvir músicas ou redes sociais não influencia tanto. Mas é recomendado diminuir o brilho da tela ao jogar se você quer economizar sua bateria.

  • Desligar o GPS, Bluetooth e o WI-FI prolonga a vida da bateria?

Depende. Se esses serviços ficarem ligados o tempo todo irá sim diminuir a vida da bateria, mas não é algo que pode prejudicar a bateria e nem drena-la por completo. O WI-FI, por exemplo, consome bem menos energia do que o GPS e Bluetooth.

  • Recarregar o Laptop constantemente prejudica a bateria?

Não. Assim como os celulares esses dispositivos também param de carregar a bateria quando ela está cheia, mas o que pode acontecer é o aquecimento elevado da bateria que prejudica sua vida útil e o aparelho.

Mas na maioria dos casos os responsáveis por isso somos nós, usuários, que queremos realizar vários processos ao mesmo tempo.

 

OBS: Para um melhor proveito das baterias, é extremamente essencial que elas fiquem em uma temperatura ambiente, o aquecimento e resfriamento elevado das baterias pode sim danifica-las.

 

E ai? Gostou das dicas? Vai cuidar melhor da sua bateria para que seu aparelho dure mais? Se sim, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. 🙂

 

Sobre o autor

Ronei

23 anos.
Espirito Santo, BR.
Apaixonado por tecnologia!