Pix começa a funcionar hoje de maneira restrita

Pix comeca a funcionar hoje de maneira restrita

Novo sistema de pagamentos, Pix, começa a funcionar hoje!

O Pix, novo sistema de pagamentos criado pelo Banco Central, começa a funcionar hoje de maneira restrita em algumas instituições financeiras.

Pix começa a funcionar hoje de maneira restrita

O Banco Central liberou nesta terça-feira (3), de forma limitada, o uso do Pix através das instituições financeiras aprovadas para o uso do novo sistema de pagamentos. Ao todo são mais de 760 instituições autorizadas pelo BC a operar com o novo sistema.

Pix

Entretanto, essa fase inicial de testes está limitada por horário de funcionamento e volume de transações. Neste primeiro momento, diversas instituições estão selecionando um número limitado de clientes para testar o Pix, e só a partir do dia 16 de novembro o sistema de pagamentos instantâneo estará disponível para todos durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo finais de semanas e feriados.

Pix em fase de testes

Veja abaixo como vai funcionar essa fase de testes para o uso do Pix:

Pix em fase de operação restrita

  • Prazo: de hoje (3 de novembro) a 15 de novembro
  • Operações: todas as funcionalidades

Horários

  • Regra geral: das 9h às 22h

Exceções

  • 5ª feira: das 9h às 24h
  • 6ª feira: 0h às 22h (para testar dinâmica do sistema)
  • 16/11: abre a partir das 9h, e passa a funcionar por 24h

Restrição de volumes:

  • De 3 a 8 de novembro: 1% a 5% da base de clientes
  • De 9 a 15 de novembro: aumento gradual

O que é Pix?

O Pix é um novo meio de pagamentos criado pelo BACEN (Banco Central) que vai permitir pagamentos e transferências de forma instantânea para qualquer pessoa ou instituição.

Além disso, com o Pix também será possível realizar compras e pagamentos em lojas e estabelecimentos de forma muito mais rápida e prática.

Diferenças entre TED, DOC e PIX

Entenda melhor como vai funcionar esse novo meio de pagamento com uma comparação entre TED, DOC e PIX:

  • TED – Transferências de dinheiro entre instituições sem valor mínimo, onde o valor transferido é creditado até as 17 horas do mesmo dia.
  • DOC – Transferências de dinheiro entre instituições com o valor máximo de R$ 4.999,99, onde o valor transferido é creditado em até 2 dias.
  • TED e DOC – Funcionam apenas em dias úteis. Se as transferências forem realizadas aos finais de semanas ou feriados os valores só serão compensados na outra conta no próximo dia útil.
  • PIX – Transferências e pagamentos de forma instantânea com funcionamento durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todos os dias do ano. As transações serão realizadas em questão de segundos.

E essa foi a informação de hoje a respeito do Pix. Comente abaixo se você foi uma pessoa selecionada para testar esse novo sistema e se já fez algum teste. Se gostou deste artigo compartilhe com seus amigos.

Pix começa a funcionar hoje de maneira restrita – Pix começa a funcionar hoje de maneira restrita

Até mais!

Fonte: UOL Economia


Veja também ⇒ Tudo o que você precisa saber sobre as chaves PIX