Tudo o que você precisa saber sobre as chaves PIX

Tudo o que voce precisa saber sobre as chaves PIX

Entenda tudo sobre as chaves PIX!

A partir de amanhã, dia 05/10, já será possível realizar o cadastramento das chaves PIX em diversos bancos e instituições financeiras. Então, veja tudo o que você precisa saber sobre as chaves PIX antes de realizar o cadastro nos bancos e/ou instituições financeiras.

Sobre as chaves PIX

Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre as chaves PIX. E caso você não saiba o que é PIX, clique aqui e fique por dentro sobre a nova forma de pagamento lançada pelo Banco Central, que permite fazer transferências para qualquer conta a qualquer dia ou hora e em apenas 10 segundos.

O que é Pix

O que é uma chave PIX?

A chave é um “apelido” utilizado para identificar sua conta. Ela representa o endereço da sua conta no Pix.

Quais chaves podem ser utilizadas?

Existem quatro tipos de chaves Pix que podem ser utilizadas, são elas:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular; ou
  • Chave aleatória.

A chave vincula uma dessas informações básicas às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).

O que é uma chave PIX aleatória?

​A chave aleatória é uma forma de você receber um Pix sem precisar informar quaisquer dados pessoais ao pagador. Ele será um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que identificará sua conta e que poderá ser utilizado para o recebimento de recursos.

É obrigatório cadastrar uma chave PIX para utilizar o PIX?

Não é necessário cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix. No entanto, o cadastramento da chave é altamente recomendável para receber um Pix.

Ainda que você possa receber transações apenas informando os dados da sua conta, essa forma não tem a mesma praticidade que o uso da chave possibilita e pode gerar demora na iniciação da transação, diminuindo o benefício do pagador em fazer um Pix.

Pix

Quantas chaves PIX posso ter?

Pessoas físicas podem ter 5 chaves para cada conta do qual forem titulares. Pessoas jurídicas podem ter 20 chaves para cada conta do qual forem titulares.

Como registrar as chaves PIX?

Você poderá realizar o registro das suas chaves através de um dos canais de acesso da instituição em que você possui conta (inclusive aplicativo instalado em seu smartphone). Para realizar o registro, você precisará confirmar a posse da chave e vinculá-la a uma conta para recebimento dos recursos.

Para confirmação da posse da chave, sua instituição enviará um código por SMS para o número de telefone celular que você quer utilizar como chave (ou para o e-mail que se quer utilizar como chave, se for o caso). Esse código deverá ser inserido no canal de acesso disponibilizado por sua instituição financeira ou de pagamento, mediante autenticação digital apropriada, como solicitação de senha, biometria ou reconhecimento facial, por exemplo.

Atenção! A confirmação não pode ser efetivada por contato telefônico nem por link enviado por meio de SMS ou por e-mail.

Posso incluir todas minhas contas no PIX?

Sim. Você pode usar chaves distintas para vincular as diferentes contas transacionais. Por exemplo, usar o número de telefone celular vinculado à conta corrente da instituição X, usar o CPF vinculado à conta poupança da instituição Y, usar o e-mail vinculado à conta de pagamento da instituição Z, etc.

Contudo, informamos que não é possível vincular uma mesma chave a mais de uma conta.

Pode vincular todas as chaves na mesma conta?

​Sim. Você pode vincular todas as suas chaves (CPF, número de celular e e-mail) a uma mesma conta. Dessa forma, quando o pagador iniciar o pagamento a partir de qualquer uma dessas informações, os recursos serão disponibilizados nessa mesma conta. Existe, no entanto, um limite de 5 (cinco) chaves por conta para pessoas físicas e de 20 (vinte) chaves por conta para pessoas jurídicas.

Como vai funcionar o Pix

Posso fazer a portabilidade da chave PIX para outra conta?

Sim. Se você pretende usar suas chaves PIX de uma conta em outra instituição, você precisará acessar o canal da instituição de destino e requisitar a portabilidade de sua chave. Para isso, ao receber o pedido de confirmação da sua instituição de origem, você deverá acessar o canal de acesso dessa instituição e confirmar a portabilidade.

Caso você já tenha encerrado o relacionamento na instituição de origem e, portanto, não tenha mais acesso ao aplicativo para efetuar a confirmação da portabilidade, essa instituição terá a obrigação de excluir a chave. Assim, ao invés de efetuar a portabilidade, você poderá simplesmente fazer um novo registro da chave.

A instituição pode proibir a portabilidade da chave PIX?

​Não. Essa prática é proibida.

O que fazer se eu trocar o número do meu celular?

​Nesse caso, você precisará incluir uma nova chave usando seu novo número de telefone celular e excluir a chave referente ao número antigo.

E essas foram as principais dúvidas referente as chaves PIX. Se você gostou comente e compartilhe com seus amigos.

Até mais!

Fonte: Banco Central


Veja também ⇒ Guiabolso permite fazer transferências bancárias instantâneas 24 horas por dia