O que é e como vai funcionar o Pix?

O que e e como vai funcionar o Pix
O que é e como vai funcionar o Pix

Conheça e veja como vai funcionar o Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central!

Anunciado no final de fevereiro pelo Banco Central, o Pix é um novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas. Diferente do que temos atualmente, as transferências de dinheiro entre contas poderá ocorrer durante 24h por dia e as transações serão realizadas em ate 10 segundos.

O que é Pix?

O Pix é um novo meio de pagamentos criado pelo BACEN (Banco Central) que vai permitir pagamentos e transferências de forma instantânea para qualquer pessoa ou instituição.

Além disso, com o Pix também será possível realizar compras e pagamentos para lojas e estabelecimentos de forma muito mais rápida e prática.

O que é Pix
O que é Pix

Como vai funcionar o Pix?

Atualmente os meios de pagamentos utilizados são TED e DOC, porém esses meios de pagamento possuem restrições de horários e dias, além da limitação de valores a serem transferidos. Com o Pix isso não vai ser mais um problema, pois ele vai funcionar durantes todos os dias da semana e será muito mais rápido.

Entenda melhor como vai funcionar esse novo meio de pagamento com uma comparação entre TED, DOC e PIX:

  • TED – Transferências de dinheiro entre instituições sem valor mínimo, onde o valor transferido é creditado até as 17 horas do mesmo dia.
  • DOC – Transferências de dinheiro entre instituições com o valor máximo de R$ 4.999,99, onde o valor transferido é creditado em até 2 dias.
  • TED e DOC – Funcionam apenas em dias úteis. Se as transferências forem realizadas aos finais de semanas ou feriados os valores só serão compensados na outra conta no próximo dia útil.
  • PIX – Transferências e pagamentos de forma instantânea com funcionamento durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todos os dias do ano. As transações serão realizadas em questão de segundos.
Como vai funcionar o Pix
Como vai funcionar o Pix

As transações com o Pix poderão ser feitas:

  • Entre pessoas;
  • Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
  • Entre estabelecimentos;
  • Para órgãos governamentais, como, por exemplo, para pagamentos de taxas e impostos.

Como realizar transações com o Pix?

De acordo com o Banco Central as transações com o Pix podem ser feitas de diversas formas, sendo elas:

  • Informando os dados bancários da conta que vai receber o pagamento, como, por exemplo, nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta;
  • Informando uma Chave Pix, que poderá ser adicionada a uma conta já existente. A chave pode ser o número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ, e basta informar apenas um desses dados para realizar a transferência;
  • Por meio da leitura de um QR Code.

De acordo com o Banco Central, as chaves Pix funcionaram como um código para identificar as contas. Pessoas físicas poderão ter até 5 chaves Pix e pessoas jurídicas poderão ter até 20 chaves, que podem ser registradas em uma única conta bancária ou em várias, não sendo possível registrar uma chave em várias contas.

Os registros das Chaves Pix poderão ser realizadas a partir do dia 5 de outubro em diversas instituições financeiras, onde o usuário poderá escolher entre 4 categorias de chaves diferentes, como CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória.

Para saber outras informações sobre o Pix, basta acessar a página de perguntas e respostas sobre o Pix no site do Banco Central.

E essas foram as informações sobre o que é e como vai funcionar o Pix. Se você tiver alguma dúvida comente abaixo e se achou este artigo útil compartilhe com seus amigos.

Até mais!


Veja também ⇒ Como consultar o Registrato no Banco Central do Brasil?