Pix começa a funcionar 100%: Saiba mais sobre o novo sistema de pagamentos instantâneos

Pix começa a funcionar 100 por cento

Pix começa a funcionar 100%!

O novo sistema de pagamentos criado pelo Banco Central, o Pix, começa a funcionar hoje, segunda-feira (16), de maneira definitiva. Saiba mais como funciona.

Pix começa a funcionar 100%

Nos últimos dias o Pix estava sendo testado de maneira restrita para alguns clientes em algumas instituições. Porém, o novo sistema de pagamentos, entrou em vigor hoje e vai funcionar todos os dias, durante 24 horas, incluindo feriados e finais de semana.

O que é Pix

O que é Pix?

O Pix é um novo sistema de pagamentos, criado pelo Banco Central, que vai permitir a transferência de dinheiro de forma instantânea. Diferente da TED e do DOC, o Pix vai funcionar em qualquer dia e horário.

Quais as vantagens do Pix?

Confira as principais vantagens ao utilizar o Pix:

  • As transferências serão realizadas em até 10 segundos;
  • O serviço estará disponível 24 horas por dia, todos os dias, incluindo finais de semanas e feridados;
  • O Pix será gratuito para pessoas físicas e MEIs (microempreenderores individuais).

Pix

O Pix poderá ser cobrado?

Sim. O Pix poderá ser cobrado nas seguintes situações:

  • Quando receber via Pix por venda de algum produto ou serviço;
  • Quando usar o Pix de forma presencial ou por telefone.

O que é Chave Pix?

Chave Pix é como se fosse uma “identidade” ou “endereço” para sua conta. Com uma Chave Pix cadastrada você pode receber e enviar dinheiro sem precisar ficar passando todos os dados da sua conta bancária, como agência, número da conta, número do banco e etc.

Como vai funcionar o Pix

Como criar uma chave Pix?

A criação de uma Chave Pix deverá ser feita pelo banco ou instituição financeira em que você possui uma conta.

Você pode fazer isso através do aplicativo, Internet Banking ou através de uma agência. Porém, cada banco irá te informar a melhor maneira de realizar o cadastramento de suas chaves.

Quantas chaves Pix é possível ter?

Pessoas físicas poderão ter até 5 Chaves Pix cadastradas em cada instituição. Já pessoas jurídicas poderão ter até 20 Chaves Pix por conta.

Ao cadastrar suas Chaves Pix você pode optar pelos seguintes tipos de chaves:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Telefone celular;
  • Chave aleatória (EVP – Endereço Virtual de Pagamento).

Vale ressaltar que, se você cadastrar seu CPF/CNPJ, celular ou e-mail em um determinado banco você não poderá utilizar esses mesmos dados em outro banco. Neste caso, você deverá gerar chaves aleatórias para os demais bancos ou utilizar outros e-mails ou números de celulares que você tenha.

Como realizar uma transferência pelo Pix?

Após cadastrar suas chaves, basta você acessar o aplicativo do banco ou instituição financeira e escolher a opção de realizar transferência via Pix.

Basta escolher o tipo de chave que vai utilizar para fazer a transferência, informar a chave e concluir a transferência. Pessoas e empresas também poderão receber pagamentos via Pix através de um QR Code.

E essas foram as informações de hoje sobre o Pix. Se você tiver alguma dúvida comente abaixo. E se possível, compartilhe e comente com seus amigos.

Até mais!

Fonte: BACEN


Veja também ⇒ Como saber onde suas Chaves Pix estão cadastradas?