Como funciona a tecnologia Contactless?

Como funciona a tecnologia Contactless
Como funciona a tecnologia Contactless

Contacless ou NFC, veja como funcionam essas tecnologias!

Presente em celulares, cartões e em maquininhas, a tecnologia Contactless (NFC) tem crescido bastantes nos últimos anos. Mas você sabe como funciona o pagamento por NFC?

O que é Contactless e NFC?

Contactless significa sem contato, e NFC significa Near Field Communication ou em português, comunicação por campo de proximidade.

O Contacless é uma forma de pagamento por aproximação, que é feita graças a tecnologia de rádio frequência (RFID) presente em cartões de crédito e o NFC, presente Maquininhas e Smartphones.

Como funciona a tecnologia Contactless?

Tecnologia Contactless
Tecnologia Contactless

O pagamento por Contactless é feito por RFID e NFC, um sistema de radiofrequência que se comunicam entre si, gerando uma conexão única entre dois dispositivos próximos um do outro.

Como realizar o pagamento por Contacless?

Para realizar um pagamento por Contactless é necessário ter um Smartphone compatível ou um cartão de crédito ou débito, e ao efetuar o pagamento basta aproximar o cartão ou Smartphone na Maquininha com leitor NFC.

Como realizar o pagamento por Contacless
Como realizar o pagamento por Contacless?

No cartão, em compras de até R$ 50,00, não é necessário digitar a senha para realizar o pagamento, porém é necessário utilizar o cartão antes de fazer o primeiro pagamento por Contactless, o inserindo normalmente e digitando a senha na maquininha.

É seguro realizar pagamentos por aproximação?

Esse tipo de pagamento gera uma conexão única entre o receptor e o meio de pagamento, ou seja, ao realizar a transação nenhum dado bancário, senha ou informações confidenciais serão expostas. O que garante uma segurança para quem está pagando e para quem está recebendo.

É seguro realizar pagamentos por aproximação?
É seguro realizar pagamentos por aproximação?

Outro fator que garante mais segurança neste modo de pagamento é a distância, sendo necessário encostar um dispositivo no outro para que a conexão seja feita. Entretanto a preocupação maior é em casos de perda ou roubo, sendo necessário ficar atento as opções de segurança do cartão e do Smartphone.

Smartphones, cartões e maquininhas compatíveis com o NFC

A tecnologia Contactless está cada vez mais presente nos aparelhos e para saber se seu Smartphone possui essa tecnologia basta acessar as informações do fabricante.

E em cartões e maquininhas é mais fácil identificar, pois eles vem com algum desses símbolos:

Contactless ou NFC
Contactless ou NFC

Se você gostou desse post compartilhe com seus amigos, e não deixe de comentar se você usa ou não a tecnologia Contactless para realizar pagamentos por aproximação.

Ate a próxima!