Como e quando fazer a prova de vida do INSS 2021? Confira o calendário!

Como e quando fazer a prova de vida do INSS 2021

Confira do calendário da prova de vida do INSS 2021!

Aposentados e pensionistas do INSS que não fizeram a prova de vida no ano de 2020, por conta da pandemia, poderão ter o benefício bloqueado a partir de junho deste ano.

Quando fazer a prova de vida do INSS 2021

A suspensão da exigência para prova de vida do INSS teve início em março de 2020 devido a medidas para contenção da Covid-19. De lá para cá, a prova de vida não estava sendo obrigatória, entretanto, o INSS vai voltar a bloquear o benefício caso o procedimento não seja feito.

Prova de Vida INSS

O INSS estabeleceu um calendário para que os aposentados e pensionistas, que não fizeram o procedimento no ano passado, realizem a prova de vida neste ano. A comprovação de vida para o recebimento do benefício passará a ser obrigatória e terá um prazo para ser realizado, confira abaixo.

Calendário da prova de vida do INSS 2021

A primeira coluna corresponde ao mês e ano em que o prazo da prova de vida venceu, já na segunda coluna está o novo prazo para realização desse procedimento.

Prazo vencido  Novo prazo 
março e abril de 2020 junho de 2021
maio e junho de 2020 julho de 2021
julho e agosto de 2020 agosto de 2021
setembro e outubro de 2020 setembro de 2021
novembro e dezembro de 2020 outubro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021 novembro de 2021
março e abril de 2021 dezembro de 2021

Vale ressaltar que o beneficiário não precisa esperar o fim do prazo. O recadastramento pode ser feito a qualquer momento, seja pela agência, online ou em domicílio por meio da visita de um funcionário do INSS.

A realização da prova de vida em domicílio é um direito para pessoas acima de 80 anos e pessoas acima de 60 anos que possuam dificuldade de locomoção. Nesse último caso, é necessário comprovar a situação de saúde através de um documento médico.

Como fazer a prova de vida do INSS 2021

A prova de vida pode ser feita através dos bancos onde o beneficiário recebe o pagamento ou através do aplicativo Meu INSS. Veja como realizar o procedimento em cada uma das opções.

Como fazer a prova de vida nos bancos?

Prova de vida nos bancos em geral
  • A prova de vida pode ser feita nos guichês de atendimento da agência em que a pessoa recebe o benefício. Basta apresentar um documento oficial com foto, utilizar o cartão e recadastrar a senha. Em alguns casos, o procedimento pode ser feito por meio dos caixas eletrônicos ou aplicativo para celular.
Prova de vida na Caixa Econômica Federal
  • Beneficiários com identificação biométrica podem realizar a prova de vida de maneira automática, basta usar a biometria para a realização do saque.
Prova de vida no Banco do Brasil
  • Beneficiários que recebem o benefício em conta-corrente ou poupança do Banco do Brasil podem fazer a prova de vida pelo aplicativo BB:
    – Acesse a conta;
    – Acesse o menu “Serviços” e escolha a opção “INSS”;
    – Clique em “Prova de vida INSS”;
    – Fotografe os documentos e tire uma selfie;
    – Aguarde a análise e pronto.
Prova de vida no Bradesco
  • Beneficiários com biometria cadastrada podem fazer a prova de vida nos caixas eletrônicos do Bradesco ou nas redes do Banco24Horas, basta realizar qualquer transação usando a biometria.
Prova de vida no Itaú
  • O Itaú também disponibiliza a prova de vida de maneira automática através da identificação biométrica, é só usar a biometria em qualquer transação em caixas eletrônicos ou guichês.
Prova de vida no Santander
  • A prova de vida pode ser realizada em terminais de autoatendimento e caixas eletrônicos fazendo o uso da biometria.

Como fazer a prova de vida pelo celular?

A prova de vida por meio digital está liberada somente para os beneficiários com biometria cadastrada no sistema do governo, ou seja, somente pessoas selecionadas que possuem CNH Digital ou título de eleitor podem realizar o procedimento pelo celular.

Biometria facial

No momento, cerca de 5 milhões de cidadãos estão aptos a realizar a prova de vida por meio do reconhecimento facial. Veja abaixo como é o passo a passo para utilizar o app Meu INSS para fazer a prova de vida digital.

  • Se você está apto a fazer a prova de vida digital, baixe o app “Meu INSS“;
  • Realize o login e verifique se há uma mensagem informando sobre a prova de vida;
  • Clique no botão e instale o app “Meu gov.br“;
  • Faça as “Autorizações” necessárias e confirme;
  • Em seguida, clique em “Realizar validação“;
  • Insira as informações solicitadas;
  • Em seguida, o app vai solicitar que você abra a câmera e faça alguns movimentos com o rosto;
  • Uma barra azul aparecerá na tela informando o tempo restante para a conclusão da prova de vida.

Após realizar todo o processo a prova de vida digital estará concluída.

Os apps citados acima estão disponíveis para Android e iOS e podem ser baixados gratuitamente através da Play Store ou App Store.

E essa foi a informação de hoje sobre a prova de vida do INSS 2021. Se você achou as informações úteis, não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos.

Até mais!

Fonte: INSS


Veja também ⇒ next lança função Indique Amigos, com ganhos de até R$ 200