Cópia do Orkut (orkut.li) é fraude segundo Serviços de Segurança

orkut li
orkut li

Cópia do Orkut, rede social encerrada em 2014, vira assunto e atrai curiosos!

Três anos após o Google acabar com o Orkut, ele voltou a ser comentado nas redes sociais atuais. O que tudo indica é que um site foi criado com as mesmas características do Orkut original atraindo assim um grupo de curiosos a se cadastrarem no suposto Orkut (orkut.li).

Mas ao acessar o link pelo navegador do Google (o Chrome) é emitido um alerta de segurança:

Cópia do Orkut (orkut.li) é fraude segundo Serviços de Segurança 1
(Aviso de Segurança do Google Chrome ao acessar o site)

Site enganoso à frente

Os invasores em www.orkut.li podem induzir você a fazer algo perigoso, como instalar um software ou revelar suas informações pessoais (por exemplo, senhas, números de telefone ou cartões de crédito).

Outros navegadores com mecanismos de seguranças também apontam o site como perigoso, sendo assim, se o usuário ignorar a mensagem e prosseguir, vai se deparar com uma página de login e registro, onde é pedido um email, senha, nome completo, data de nascimento, sexo e país.

O que muita gente não sabe e costuma fazer frequentemente é usar um email particular e uma senha já usada em outros sites ou redes sociais, permitindo ao suposto Orkut ter acesso aos seus dados e senhas, o email por exemplo, pode ser alvo de spams.

Uma parte que vale ressaltar é que a aparência do Orkut.li contém detalhes normais, como links no rodapé que indicam “Sobre o Orkut – Centro de segurança – Privacidade – Termos”, mas ao clicar o usuário é redirecionado a página inicial, não mostrando nenhuma informação sobre a rede e a segurança da mesma.

Cópia do Orkut (orkut.li) é fraude segundo Serviços de Segurança 2
(Links sem conteúdo, exibido no rodapé)

Atualmente o engenheiro Orkut Buyukkokten, que trabalhava no Google, é dono da rede social Hello, lançada no Brasil em 2016, e não tem nenhuma ligação com esse novo “Orkut.li”.

Pelo fato de estar atraindo muita gente, nós alertamos a todos para agir com cuidado e não fornecer nenhuma informação relevante que pode ser perigosa para a segurança.

 

ATUALIZAÇÃO:

Após ser noticiado que o Orkut.li seria perigoso, o site resolveu exibir um aviso para quem o acessa, veja:

Cópia do Orkut (orkut.li) é fraude segundo Serviços de Segurança 3
(Aviso do Orkut.li)

Mesmo com o aviso continuamos com a mensagem para as pessoas se manterem em alerta!