Quando trocar a bateria do Notebook?

trocarbaterianotebooksejageek
trocarbaterianotebooksejageek

Saiba o momento certo para realizar a troca da sua bateria!

Com toda evolução no mundo da tecnologia, a grande maioria das “maquinas” que temos em casa também tem evoluído e se aprimorado cada vez mais. Os celulares estão mais potentes, os noteboks e as baterias também. Mas você sabe o momento certo para realizar a troca da bateria?

Como sabemos, os notebooks são grandes aliados para quem precisa estar com eles em qualquer lugar, mas para não ficar na tomada o tempo todo eles tem uma bateria, que quando nova tem um bom desempenho e durabilidade, mas com o tempo é necessário fazer a substituição, veja então algumas dicas que podem te ajudar:

Quando trocar a bateria do Notebook? 1

  • As baterias viciam?

Não. Você provavelmente já deve ter ouvido alguém dizer que a bateria do celular ou do notebook estava “viciada”, mas isso não é verdade. Colocar pra carregar varias vezes não faz com que a bateria “vicie”, as baterias param de carregar quando chegam no seu limite, o que acontece é que com o tempo eles perdem a capacidade de armazenar energia, e isso é totalmente natural. Outro fator é a vida útil  e a capacidade de cada bateria, que você pode estar consultando antes de comprar seu notebook, e avaliar se vai suprir com suas necessidades.

  • Qual o momento certo para trocar de bateria?

Não tem um prazo certo, mas você pode se atentar a alguns fatores que podem definir se você deve ou não realizar a substituição, veja a seguir:

  • A bateria descarrega rapidamente?

Isso pode acontecer, porém você precisa prestar atenção se ela descarrega por conta própria, por você estar usando demais ou se o sistema esta rodando muitas coisas em segundo plano, se for pela questão do uso está tudo bem, se for o sistema veja se não é necessário realizar uma limpeza de programas e arquivos, e se está descarregando sem motivo aparente, é necessário estar em alerta para que a bateria não danifique seu aparelho e seu desempenho.

Quando trocar a bateria do Notebook? 2

  • Seu notebook te alerta de possíveis problemas de carregamento, duração, vida útil ou de desempenho da bateria?

Alguns notebooks vem com um sistema de alerta para a bateria, que te ajuda a cuidar melhor dela, se você recebe avisos com frequência verifique a causa.

  • A bateria está estufada?

Se sim, você está com um grande problema, isso acontece pois os compostos da bateria se expandem, o que pode causar super aquecimento, baixo desempenho e até mesmo um acidente doméstico. Nesse caso você precisa trocar a bateria com urgência.

  • Seu notebook está demorando mais que o normal para carregar?

Não é recomendável fazer tarefas pesadas enquanto o aparelho está carregando, pois vai levar mais tempo para que a bateria carregue. Mas, se isso acontece com frequência verifique a causa, pode ser o carregador, o alto consumo de energia do notebook ou a bateria mesmo, se for a bateria também é recomendado realizar a troca para não ter problemas futuros.

Quando trocar a bateria do Notebook? 3

  • Onde encontrar a bateria certa?

Essa é uma tarefa fácil, mas que requer bastante atenção. O recomendado é que você procure em lojas especializadas ou em sites confiáveis, você pode estar usando a própria bateria para achar uma igual ou tendo em mãos a marca e modelo do seu notebook.
Outro ponto a ser considerado é verificar onde exatamente está localizada a bateria, assim você terá certeza que a bateria vai ser compatível. E se você não sabe como realizar a troca, procure alguém capacitado que ira realizar por você.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as baterias, use seu notebook com consciência e preserve a bateria para que ela tenha mais durabilidade e desempenho. E não esqueça de compartilhar essa dica com seus amigos e familiares. 😊💻