Quais são os Efeitos dos Vírus e Como Livrar seu PC deles?

Vírus no Computador Como se livrar deles
Vírus no Computador Como se livrar deles

Vírus no Computador: Saiba quais são os efeitos e como se livrar deles!

Você sabe reconhecer se seu PC foi infectado e quais são os tipos de vírus? Nesse post ensinamos tudo isso e como se livrar desse problema. Confira!

Notebook com a tela vermelha e uma bandeira de pirata no centro
Vírus no computador

Você com certeza já ouviu falar deles e provavelmente conhece alguém que foi vítima dos famigerados vírus.

Os vírus são programas maliciosos desenvolvidos por hackers, que iguais aos vírus biológicos fazem cópias de si mesmos e infectam computadores e outros aparelhos eletrônicos. Os vírus costumam entrar no sistema sem a permissão do usuário e os efeitos podem ser desastrosos.

Pensando nisso, listamos abaixo alguns problemas causados por vírus e que podem indicar se sua máquina está infectada. Confira:

O que acontece quando seu PC está infectado?

Os sintomas podem variar de acordo com o vírus. Veja alguns dos efeitos mais comuns:

  • PC lento

Alguns vírus como o Stoned podem diminuir o desempenho do seu computador e até mesmo travar algumas funções.

  • Captura de informações

Os keyloggers são vírus que funcionam como “espiões”. Gravam tudo o que é digitado no computador – como senhas e dados de cartão de crédito – e repassam para terceiros.

  • Vulnerabilidade

Os Cavalos de Tróia entram disfarçados de um programa comum e abrem espaço para uma invasão por outros vírus, como na história da Grécia Antiga.

  • Perda total

Alguns vírus são tão destrutivos que ao infectar seu PC corrompem ou até mesmo apagam totalmente seus arquivos.

O que fazer para evitar?

Mãos dentro de uma tela com códigos
Se prevenir de vírus

O ideal é ter o melhor antivírus com aliado na defesa do seu computador e combinar esta prática com alguns cuidados. Listamos aqui algumas dicas de como se prevenir de vírus e deixar seu PC fora de perigo.

  • Mantenha tudo sempre atualizado

Antivírus, programas e aplicativos: os fabricantes sempre lançam atualizações e é altamente recomendável baixar. Programas antigos são uma brecha na segurança de seu computador. Caso você não utilize mais o programa ou aplicativo o melhor é desinstalar.

  • Pirataria não

Além de ser crime a pirataria não compensa, pois põe a sua segurança em risco. Não baixe arquivos ilegais de origens duvidosas porque eles não recebem as atualizações necessárias. O mesmo serve para aplicativos no celular: procure sempre os originais nas lojas de aplicativos.

  • Leve a manutenção a sério

Não deixe que pessoas sem capacitação façam a manutenção do seu computador ou celular, é um “barato que sai caro”: você corre o risco infectar sua máquina e até mesmo peças do seu computador podem ser trocadas. Procure sempre uma assistência técnica autorizada com profissionais capacitados e confiáveis.

  • Backups são sempre bem-vindos

É uma ação que os usuários não costumam fazer, mas que é muito importante quando se trata de segurança. Backups salvam suas informações de se perderem ou virarem alvo de vírus e pessoas mal-intencionadas. Faça backup regularmente em nuvens ou serviços de armazenamento como o Google Drive. Isso vale para computadores e celulares.

  • Cuidado onde clica

Cada dia fica mais difícil navegar sem topar com algum banner que salta na tela e geralmente tem algum vírus por trás. Sempre mantenha ativada alguma extensão do seu antivírus no navegador, assim ele consegue te alertar de algum pop-up suspeito. Evite também clicar em conteúdos de e-mails duvidosos e pop-ups de promoções suspeitas.

Gostou das dicas? Quais práticas você mantém para deixar seu computador seguro? Conte para a gente nos comentários!

 

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Seja Geek.

Imagens: Unsplash (Michael Geiger) | Pixabay (pixel2013)