5 Dicas de como aumentar o Score de Crédito

5 Dicas de como aumentar o Score de Crédito
5 Dicas de como aumentar o Score de Crédito

O que é Score e como aumenta-lo?!

Quem nunca tentou solicitar um cartão de crédito e foi negado? Ou, tentou pegar um empréstimo e não conseguiu por ter Score baixo! Então, muitas pessoas ainda tem dúvidas de como funciona o Score e como faz para aumentar.

Portanto, esse post pode te ajudar. Vamos dar 5 dicas de como aumentar o Score de Crédito e como ele funciona. Assim, você conseguirá aumenta-lo e ter mais chances de conseguir um cartão de crédito, empréstimo ou qualquer outro serviço financeiro.

  • O que é Score?

O Score é uma pontuação de crédito, que varia de 0 a 1000 que indica a probabilidade de uma pessoa pagar ou não as dívidas.

O que é Score?
O que é Score?
  • Como funciona o Score?

O Score tem como base seu histórico financeiro e suas informações pessoais. Para gerar a pontuação de crédito os birôs (Serasa, Boa Vista, etc) analisam suas informações cadastrais, como nome, endereço, CPF e também seus hábitos comportamentais, ou seja, tudo aquilo que você paga, atrasa ou deixa de pagar.

Eles vêem se você paga suas contas em dia, se movimenta suas contas bancárias, se tem dívidas e mais um monte de coisas relacionadas a sua vida financeira. E esses são os principais fatores que influenciam em sua pontuação de crédito, o famoso Score.

  • Como consultar meu Score?

Consultar Score
Consultar Score

Você pode consultar seu Score gratuitamente acessando o site do Serasa ou Boa Vista.

  • Como aumentar o Score?

Dica 1: Pagar Contas em dia aumenta o Score

Pagar Contas em dia aumenta o Score
Pagar Contas em dia aumenta o Score

Isso é um fato verídico. Pagar as contas, sejam elas de água, energia, telefone ou ate mesmo cartão de crédito faz sim seu Score aumentar. Isso mostra que você é um bom pagador, e a empresa financeira que analisar essas informações no Serasa ou Boa Vista vão ter dar um voto de confiança.

Porém, opte por pagar suas contas sempre até no vencimento, nunca após a data. E lembrando que só vale contas de consumo em seu CPF, como as citadas acima, boletos de depósito ou de compras online não vale.

Dica 2: Atualizar dados cadastrais

Atualizar seus dados cadastrais
Atualizar seus dados cadastrais

Manter suas informações atualizadas ajuda na pontuação do seu Score, por isso sempre acesse sua conta no Serasa Consumidor ou Boa Vista SCPC e atualize suas informações cadastrais, como email, telefone, endereço e etc.

Dica 3: Ativar Cadastro Positivo

O que é Cadastro Positivo? — O Cadastro Positivo é um termo em que você aceita para que toda empresa prestadora de crédito, como os bancos, veja todo seu comportamento financeiro.

Ativar Cadastro Positivo
Ativar Cadastro Positivo aumenta o Score

Dessa forma as empresas tem acesso a todas suas contas, empréstimos e financiamentos. Elas conseguem ver o que está ok e o que não está, e com base nisso podem decidir se te liberam crédito ou não.

Então, ativar o cadastro positivo pode ajudar a aumentar seu Score. Mas tome cuidado, caso você ative e fique devendo ou atrase contas seu Score pode diminuir.

Dica 4: Quitar dívidas

Se você possui alguma dívida é recomendado que você pague o quanto antes, pois, essa dívida permanece listada nos órgãos de proteção ao crédito durante cinco anos. Durante esse período pode ficar difícil conseguir crédito.

Quitar dívidas
Quitar dívidas para aumentar o Score

Mas, após esse tempo a divida caduca e some dessa lista, mas infelizmente as empresas ainda conseguem ver que a dívida não foi paga e está pendente, e isso acaba influenciando seu Score.

Dica 5: Limpar o histórico de consulta do CPF

Toda empresa que consultar seu Score ficará em um histórico durante 90 dias. Então, se você fica pedindo crédito para todas as empresas, elas vão ver que você fez o mesmo em várias outras, e isso se torna negativo para você e dificulta ainda mais a liberação de crédito.

Limpar o histórico de consulta do CPF
Limpar o histórico de consulta do CPF

Você pode realizar a limpeza do seu histórico entrando em contato diretamente com o Serasa ou Boa Vista e solicitando esse procedimento.

Dica Bônus: Movimentar contas bancárias

Um dica extra para conseguir aumentar seu Score é utilizar as contas bancárias a seu favor. Pois cada banco tem sua própria pontuação de crédito e isso é refletido no Score.

Se você movimenta suas contas, usa seu cartão, faz investimentos e paga tudo até o vencimento, você acaba criando uma confiança com o banco, que pode por exemplo, aumentar o limite do seu cartão e mostrar para todos os outros bancos e empresas de crédito que você é um bom cliente.

Movimentar contas bancárias para aumentar o Score
Movimentar contas bancárias para aumentar o Score

E essas foram as dicas para conseguir aumentar seu Score de Crédito e ter um bom relacionamento com seu banco e/ou outras empresas. Vale ressaltar que, cada instituição financeira tem seus critérios para avaliar se você é ou não um bom pagador, então mesmo se você seguir todas as dicas possíveis ainda tem chances de você ser negado.

Aviso: Nenhuma empresa cobra para consultar seu Score ou para aumenta-lo. Se você se deparar com alguma dessas situações tenha a certeza que é golpe ou fraude.

Nunca passe suas informações pessoais, como CPF e RG, para desconhecidos. E nunca coloque essas informações em sites suspeitos. 

 

Veja também ⇒ 4 Empresas para Consultar o Score