5 Cuidados ao comprar no Mercado Livre

Cuidados ao comprar no Mercado Livre sejageek 2
Cuidados ao comprar no Mercado Livre sejageek 2

Veja como realizar compras com segurança no Mercado Livre!

O Mercado Livre é um Marketplace que tem crescido muito nos últimos anos. A plataforma oferece uma infinidade de produtos de vários vendedores espalhados pelo Brasil, além de contar com produtos anunciados por Lojas Oficiais.

Entretanto, muita gente ainda tem receio de realizar compras pelo Mercado Livre, já outras compram de qualquer vendedor e depois culpam a empresa por não entregar o produto. Mas não é bem assim que funciona, por isso hoje vamos aprender dicas de como comprar no Mercado Livre.

  • Cuidado com produtos falsificados (piratas)

Por ser uma plataforma onde praticamente qualquer pessoa pode vender qualquer coisa, o Mercado Livre sempre está propenso a receber vendedores que agem de má fé e anunciam produtos falsificados.

Mercado Livre Produtos Falsificados
Mercado Livre: Cuidado com Produtos Falsificados

Então, ao escolher um produto para comprar, fique atento ao preço e veja a descrição. Compare o mesmo produto em outras lojas e sites, e até mesmo dentro do Mercado Livre. Se o produto estiver muito abaixo do valor original, não ter uma descrição adequada e fotos de baixa qualidade pode ser que o produto não seja original.

  • Informação do Vendedor ou da Loja e Garantia

Após analisar o produto e a descrição, você deve verificar as informações do vendedor ou loja que está anunciando no Mercado Livre. Veja a qualificação do vendedor, se ele presta um bom serviço, um bom atendimento e se costuma entregar os produtos dentro do prazo estipulado.

Mercado Livre Informação do Vendedor
Mercado Livre: Informação do Vendedor

Outro fator importante é ver se o vendedor responde as perguntas dos clientes e se ele é classificado de modo geral como bom vendedor pelos compradores. Já se for uma Loja Oficial, procure pela loja no Google ou no Reclame Aqui, veja se é uma loja séria que atende bem seus clientes e consumidores.

Mercado Livre Compra Garantida
Mercado Livre: Compra Garantida

Veja também se o vendedor oferece garantia e nota fiscal, caso não ofereça, fica por sua conta e risco em adquirir esse produto.

  • Endereço de entrega e frete

Antes de finalizar o pagamento é necessário que você informe o endereço para a entrega do seu produto. Fique atento ao preencher essas informações, sempre opte por colocar o endereço completo, com rua, bairro, número, complemento, cidade e CEP.

Em relação ao frete, escolha o que mais for conveniente para você e olhe o prazo determinado. O Mercado Livre oferece as seguintes opções de frete:

  • Normal: Demora um pouco mais para chegar na sua casa e custa mais barato.
  • Expresso: Chega um pouco mais rápido, mas você irá pagar mais caro.
  • Full: Esse tipo de frete é exclusivo do Mercado Livre, ele garante que você pague um preço relativamente baixo e tenha mais segurança no envio do produto.
  • Internacional: Frete para produtos importados, normalmente demora mais que o normal para chegar.
  • A combinar com o Vendedor e/ou Retirar no local: Neste caso você precisa entrar em contato com o vendedor para combinar o preço do frete ou verificar a possibilidade de buscar o produto no local.
Mercado Livre Frete e Formas de Envio
Mercado Livre: Frete e Formas de Envio

Vale ressaltar que os preços, prazos e tipo de frete varia de uma localidade para outra. Então sempre olhe o prazo de entrega para sua região e acompanhe o rastreamento do seu pedido.

  • Opção de pagamento

Gostou do produto, do vendedor e vai levar para casa? Então preste bastante atenção na hora de escolher a forma de pagamento. Esse é um ponto bacana do Mercado Livre, pois ele oferece várias formas para você pagar o que comprou, e em todos os casos os pagamentos são realizados de forma segura e garantida pelo Mercado Pago.

Veja um pouco mais sobre as fomas de pagamento do Mercado Livre:

  • Mercado Pago: Com está forma de pagamento você tem todas as opções disponíveis, pois é um serviço exclusivo para compras e pagamentos de contas. Ao escolher essa opção você pode pagar no cartão, boleto ou com o saldo da sua carteira digital.
  • Cartões de Crédito: O Mercado Livre aceita o pagamento nos cartões Visa, Mastercard, Hipercard, American Express e Elo, com parcelas de até 12x com ou sem juros.
  • Boleto Bancário: Ao escolher essa opção, você poderá gerar e pagar seu boleto em qualquer agência bancária, caixa eletrônico, internet banking ou correspondentes bancários. Lembrando que neste tipo de pagamento, o processamento da compra pode levar até 3 dias úteis.
  • Mercado Crédito: Essa é uma nova opção do Mercado Livre, está disponível somente para algumas pessoas e funciona como um empréstimo (com juros), onde a pessoa irá pagar mensalmente por meio de boletos.
Mercado Livre Formas de Pagamento
Mercado Livre: Formas de Pagamento

De qualquer forma, sua compra estará protegida, e em caso de imprevistos ou arrependimento é só entrar em contato com o vendedor ou com o próprio Mercado Livre.

  • Finalização da compra e contato com o vendedor

Ao finalizar sua compra, você verá opções de acompanhar o status do seu pedido e da entrega. E também uma opção para entrar em contato diretamente com o vendedor ou com o Mercado Livre, desta forma você poderá tirar dúvidas a respeito da entrega e até mesmo resolver possíveis problemas, como troca ou devolução do produto.

Mercado Livre Detalhes e Contato
Mercado Livre: Detalhes Sobre a Compra e Contato

Caso seu produto veio errado, não chegou, foi danificado ou qualquer outra coisa, entre em contato imediatamente para resolução do problema. O Mercado Livre não atende as reclamações no Reclame Aqui, então sempre entre em contato diretamente pelo aplicativo, site ou telefone.

E essas foram as dicas para você comprar com mais segurança no Mercado Livre. Seguindo todo o passo a passo, olhando e preenchendo as informações corretamente, seu produto irá chegar na sua casa de forma rápida e segura.