VirusTotal: Analise arquivos suspeitos e URLs

virus total sejageek
virus total sejageek

Veja se existe algum malware em sites e arquivos!

Verificar a segurança de um arquivo pode ser uma tarefa complicada se você não tem um Antivírus adequado ou tem e ele não funciona como deveria. E verificar um site pode ser ainda mais difícil.

Mas hoje você vai aprender a analisar arquivos suspeitos e sites duvidosos sem nenhum programa. A ferramenta que iremos usar é o VirusTotal. Um serviço online e gratuito que possibilita a identificação de conteúdo malicioso por meio de antivírus e scanners de websites.

virustotalbannersejageek
VirusTotal – Analyze suspicious files and URLs to detect types of malware

Para usar a ferramenta é muito simples:

  • Acesse o site www.virustotal.com, escolha o tipo de verificação que queira fazer, pode ser um arquivo, um site ou um endereço de IP.
  • Faça o upload do arquivo para o VirusTotal clicando em “Choose file”, ou como no nosso exemplo, copie e cole um link no espaço indicado.
virustotalanalisesejageekcom
VirtusTotal – Análise SejaGeek.com

Logo após enviar o conteúdo para o VirusTotal, o serviço irá realizar uma verificação por meio de vários motores de Antivírus e scanners de sites. Em seguida irá mostrar o resultado da verificação, indicando se foi encontrado algum malware ou se está tudo ok.

virustotalresultadoanalisesejageekcom
VirusTotal – Resultado da Análise SejaGeek.com

Caso haja algum aviso ou advertência exclua o arquivo imediatamente, e faça uma verificação utilizando seu Antivírus. Se for um site suspeito não o visite e classifique o site como irregular através do VirtusTotal.

virustotalscoresejageekcom
VirusTotal – Classificação de Conteúdo

E caso precise de um bom Antivírus gratuito para PC veja: Os 5 melhores Antivirus grátis de 2019