WordPress Dicas

Como otimizar seu site Wordpress?

acelerarwordpressdicasejageek

Aumente a velocidade do seu site!

Para obter destaque na Internet é preciso ter vários requisitos, um bom conteúdo, boa qualidade e um bom desempenho. Se você possui um site ou blog no Wordpress sabe que se não for bem administrado não irá atrair os visitantes e anunciantes.

E pode parecer besteira, mas se seu site demora em carregar, o visitante desiste e vai embora. Então aprenda a manter seu site otimizado e com um bom desempenho para que ele ganhe destaque e seja reconhecido.

  • Verificar velocidade do site

Umas das formas de saber se seu site tem um bom desempenho é realizando testes de desempenho. Para realizar essa tarefa existem várias ferramentes úteis, tais como:

Para obter melhores resultados faça os teste em uma janela anônima do navegador e se os resultados de carregamento do seu site ultrapassarem 8 segundos ele precisa de ser otimizado.

  • Verificar o que está deixando o site lento

Com as analises nas ferramentas acima, você vai ver o que está deixando seu site lento, se são as imagens, os arquivos em CSS, JavaScripts ou outros problemas comuns em muitos sites.

Como otimizar seu site Wordpress? 1

Identificando o problema fica mais fácil para resolve-los. Você pode buscar pela resolução nos próprios sites em que fez os testes, no Google, Youtube ou instalando alguns plugins recomendados.

  • Instalando Plugins para Otimização

Se você não entende muito de programação e desenvolvimento de sites, a forma mais simples de otimizar o seu site é usando alguns plugins que fazem todo o serviço para você, veja a seguir os melhores plugins para otimização do Wordpress.

(OBS: Evite usar mais de um plugin de otimização e cache, pode haver conflito entre eles e deixar seu site ainda mais lento.)

  • PageSpeed Ninja

O PageSpeed Ninja é um plugin de performance do WordPress. Você pode acelerar o carregamento do seu site para computadores e dispositivos móveis, corrigindo os problemas do Google PageSpeed Insights com um clique.

Como otimizar seu site Wordpress? 2

PageSpeed Ninja
PageSpeed Ninja
Developer: PageSpeed Ninja
Price: Free
  • W3 Total Cache

O W3 Total Cache melhora o SEO e a experiência do usuário do seu site, aumentando o desempenho do site, reduzindo os tempos de carregamento por meio de recursos como a integração da rede de entrega de conteúdo (CDN) e as práticas recomendadas mais recentes.

W3 Total Cache
W3 Total Cache
Developer: Frederick Townes
Price: Free
  • WP Super Cache

Este plugin gera arquivos html estáticos do seu blog/site WordPress. Depois que um arquivo html é gerado, o seu servidor servirá esse arquivo em vez de processar os scripts PHP do WordPress mais pesados. WP Super Cache também mantém seu site em cache, para que consuma menos recursos do seu servidor de hospedagem.

WP Super Cache
WP Super Cache
Developer: Automattic
Price: Free
  • Jetpack por WordPress.com

O plugin ideal para gerenciar estatísticas, posts relacionados, otimização de mecanismos de busca, compartilhamento nas redes sociais, proteção, backups, segurança e muito mais. O Jetpack tem a função de integrar seu site com os recursos do Wordress, mantendo seu site atualizado e otimizado.

Jetpack by WordPress.com
Jetpack by WordPress.com
Developer: Automattic
Price: Free
  • Autoptimize

Autoptimize torna bem fácil otimizar seu site. Pode agregar, minificar e armazenar (cache) scripts e estilos, adicionar CSS no elemento head da página por padrão (mas também pode adiar), move e adia scripts para o rodapé e minifica HTML. As opções “Extras” permitem você deixar assíncrono o JavaScript não-agregado, remover o emoji meia-boca dos arquivos básicos do WordPress, otimizar Fontes Google e mais.

Autoptimize
Autoptimize
Price: Free
  • Yoast SEO

Melhore o SEO do seu site em WordPress: Escreva conteúdo melhor e tenha um site WordPress completamente otimizado usando o plugin Yoast SEO. Com ele, seu site terá uma melhor classificação nos principais motores de busca, trazendo mais visitas ao seu site.

Como otimizar seu site Wordpress? 3

Yoast SEO
Yoast SEO
Developer: Team Yoast
Price: Free
  • Otimizando o banco de dados e imagens

Muitas das vezes o problema de desempenho do seu site está relacionado ao banco de dados e as imagens, o banco de dados permite o armazenamento de informações do seu site, se não otimizado pode gerar quedas e falhas constantes. Já as imagens dão vida ao seu conteúdo, e nem sempre imagens de alta qualidade são necessárias, a otimização delas é fundamental para que seu site carregue muito mais rápido.

Uma dica é usar imagens com uma dimensão (tamanho) menor, e sim, isso é possível sem ter que perder a qualidade. Você pode otimizar seu banco de dados e imagens com esses plugins:

  • WP-Sweep

O WP-Sweep permite limpar dados não utilizados, órfãos e duplicados no seu WordPress. Também otimiza suas tabelas de banco de dados.

WP-Sweep
WP-Sweep
Price: Free
  • Smush – Compactação e otimização de imagens

Compacte e otimize (ou otimize) arquivos de imagem, melhore o desempenho e aumente sua classificação de SEO usando a compressão e otimização de imagens Smush para WordPress.

Como otimizar seu site Wordpress? 4

  • Desabilitando plugins desnecessários

Plugins são essenciais, e com o Wordpress você tem uma infinidade de ferramentas e utilidades, mas quando você instala em excesso isso prejudica o desempenho do seu site. Então acesse a página de plugins instalados e remova os que você achar que não são necessários.

  • Usando uma boa CDN

CDN significa Content Delivery Network, e é uma rede de distribuição de informações, com ela é possível disponibilizar seu site e todo seu conteúdo de forma mais rápida para um grande número de visitantes. Ter uma boa CDN significa ter seu site otimizado e com um ótimo desempenho.

Veja com sua empresa de hospedagem se ela oferece um serviço de CDN, ou você pode optar pela Cloudflare, que é uma CDN gratuita e com fácil integração com o Wordpress.

Como otimizar seu site Wordpress? 5

Acesse www.cloudflare.com, crie sua conta e integre seu site. Para uma melhor conexão instale e configure o plugin oficial.

Cloudflare
Cloudflare
Developer:
Price: Free
  • Atualizando o PHP e o Wordpress

Para que seu site fique otimizado mantenha sempre sua versão de PHP atualizado, veja com sua hospedagem se a função de atualização está ativada. E sempre, sempre atualize seu Wordpress, com ele atualizado você previne vulnerabilidades e queda de desempenho, para atualizar acesse o painel de atualizações do seu Wordpress.

  • Escolhendo uma boa hospedagem

Se com todas as dicas acima e todos os ajustes feitos seu site ainda continuar lento, pode ser que seja um problema da sua hospedagem, a empresa que armazena os dados e arquivos do seu site. Se este for o caso, pense seriamente em mudar de hospedagem ou escolher um plano melhor.

Como otimizar seu site Wordpress? 6

Uma dica, é ter seu site hospedado na Umbler, além dos preços acessíveis, você vai ter uma hospedagem em SSD, que garante mais velocidade. Para ver todos os benefícios, acesse Umbler.com.

Com todas essas dicas, tenho certeza que seu site ou blog vai ter um bom desempenho, e com isso você vai alcançar os resultados que deseja. Se esse post te ajudou, não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos.

Sobre o Autor

Ronei

24 anos.
Espirito Santo, BR.
Apaixonado por tecnologia!