10 dúvidas comuns sobre o carregamento da bateria

duvidasbateriassejageek
duvidasbateriassejageek

Mitos e verdades sobre o carregamento da bateria do seu celular!

Nosso celular passou a ser um aparelho essencial, ele é tão pequeno e tão útil, conseguimos resolver quase tudo através dele, além de ser uma forma de entretenimento com os infinitos aplicativos e jogos disponíveis.

Mas com tantos recursos ele precisa de energia para funcionar, e as vezes a bateria nem dura o dia todo, talvez seja por que você está fazendo algumas coisas erradas, então confira alguma dicas para melhorar a vida útil e alguns erros que você comete ao carregar a bateria.

  • É preciso carregar ao máximo a bateria do celular novo, antes mesmo de usar?

10 dúvidas comuns sobre o carregamento da bateria 1

Não. Ao menos uma vez você já ouviu alguém dizer que precisa colocar o celular novo para carregar até 100% não é mesmo? Mas isso atualmente é um mito, já que a maiorias das baterias são fabricadas com íons de lítio, que param de carregar logo quando chega a 100%, e elas já vem carregadas com uma porcentagem de 40 a 80%, e é essencial manter esse valor para que ela funcione melhor e dure mais.

Então, pode colocar o celular carregar a qualquer momento e em qualquer porcentagem. Mas vale lembrar que se você acabou de comprar o celular novo e ele está com menos de 40% de bateria, peça para trocar, a porcentagem baixa indica que a bateria pode estar danificada ou muito velha.

  • Pode usar o celular enquanto carrega?

10 dúvidas comuns sobre o carregamento da bateria 2

Sim, pode. Usando o celular ou não a bateria irá carregar do mesmo jeito e não vai danificar ou diminuir a vida útil só por isso, já que mesmo sem você usar, ele fica fazendo algumas tarefas em segundo plano.

Mas vale ressaltar que ao usar o celular enquanto a bateria estiver carregando, pode fazer com que ela demore um pouco mais para ficar carregada e seu aparelho pode esquentar muito, e isso sim pode ser prejudicial. Então evite ver vários vídeos e jogar durante o carregamento para não haver um superaquecimento.

  • Usar carregadores de outras marcas, pode?

10 dúvidas comuns sobre o carregamento da bateria 3

Pode, mas tomando devidos cuidados. As vezes não estamos com nosso carregador por perto e precisamos de bateria, então pedimos algum emprestado, ou até mesmo compramos um carregador ou power bank por necessidade.

Saiba que eles não danificam sua bateria desde que o carregamento esteja sendo feito de forma correta, o que pode acontecer é demorar um pouco mais ou até mesmo um pouco menos do que o normal, mas se perceber que o aparelho está esquentando muito, não use mais esse tipo de carregador, e opte sempre por marcas boas e carregadores de qualidade e veja se seu aparelho possui a tecnologia “Turbo”, se sim use carregadores específicos.

  • Desligar o aparelho pode danificar a bateria?

10 dúvidas comuns sobre o carregamento da bateria 4

Sim. Deixar seu celular por um longo período de tempo pode fazer sua bateria morrer de vez, isso é comum com todas as baterias. O recomendado é desligar com pouca frequência e por um curto tempo, e reiniciar o aparelho de vez em quando também faz bem, já que isso ajuda a restaurar a funcionalidade da bateria e do aparelho.

  • Pode deixar o celular carregando a noite toda?

10 dúvidas comuns sobre o carregamento da bateria 5

Pode. Os celulares são aparelhos inteligentes, e ao chegar em 100% de bateria eles param de carregar, deixar por mais tempo não vai armazenar mais energia ou fazer durar mais. Porém o bom mesmo é deixar a bateria com porcentagens entre 40 e 80% para prolongar a vida da bateria e fazer que ela dure mais.

Mas não é recomendado deixar ele carregando perto do seu corpo enquanto você dorme, coloque a uma distancia segura para evitar possíveis acidentes.

  • Gerenciadores de tarefas prolongam a vida útil da bateria?

10 dúvidas comuns sobre o carregamento da bateria 6

Não. Seu aparelho não precisa de um gerenciador de tarefas, o próprio sistema já tem um e sabe muito bem os processos que devem ser feitos e quando devem ser feitos. Usar algum app desse tipo pode prejudicar a bateria e causar conflitos no sistema, por isso não são recomendados.

  • O carregador pode ficar na tomada sem estar carregando?

10 dúvidas comuns sobre o carregamento da bateria 7

Pode, mas tome alguns cuidados. Se você tem animais de estimação ou filhos pequenos, se seu carregador faz barulhos ou está com defeito, se sua casa não tem proteção contra raios e tem chances de ocorrer vazamentos de água, NÃO DEIXE O CARREGADOR na tomada. Fora isso pode sim deixar ele na parede sem estar carregando.

  • A Internet faz a bateria descarregar mais rápido?

10 dúvidas comuns sobre o carregamento da bateria 8

Depende. Se você usa para realizar atividades mais “pesadas” com processamento gráficos, como para jogos e assistir vídeos a bateria ira se esgotar mais rápido, porém usando apenas para navegar, ouvir músicas ou redes sociais não influencia tanto. Mas é recomendado diminuir o brilho da tela ao jogar se você quer economizar sua bateria.

  • Desligar o GPS, Bluetooth e o WI-FI prolonga a vida da bateria?

10 dúvidas comuns sobre o carregamento da bateria 9

Depende. Se esses serviços ficarem ligados o tempo todo irá sim diminuir a vida da bateria, mas não é algo que pode prejudicar a bateria e nem drena-la por completo. O WI-FI, por exemplo, consome bem menos energia do que o GPS e Bluetooth.

  • Recarregar o Laptop constantemente prejudica a bateria?

10 dúvidas comuns sobre o carregamento da bateria 10

Não. Assim como os celulares esses dispositivos também param de carregar a bateria quando ela está cheia, mas o que pode acontecer é o aquecimento elevado da bateria que prejudica sua vida útil e o aparelho.

Mas na maioria dos casos os responsáveis por isso somos nós, usuários, que queremos realizar vários processos ao mesmo tempo.

 

OBS: Para um melhor proveito das baterias, é extremamente essencial que elas fiquem em uma temperatura ambiente, o aquecimento e resfriamento elevado das baterias pode sim danifica-las.

 

E ai? Gostou das dicas? Vai cuidar melhor da sua bateria para que seu aparelho dure mais? Se sim, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. 🙂