Por que com o passar do tempo os dispositivos ficam mais lentos?

dispositivoslentostemposejageek
dispositivoslentostemposejageek

Mais tempo, menos desempenho!

Todos nós já percebemos que com o passar tempo os aparelhos (smartphones e computadores) deixam de ter aquela mesma agilidade de quando acabamos de comprar, aparecem os travamentos, a lentidão ao realizar tarefas simples, superaquecimentos e por ai vai. Mas, você sabe por que isso ocorre?

A perca de desempenho nos dispositivos é uma junção de vários fatores, e isso varia muito de um aparelho para outro, mesmo sendo da mesma marca, isso porque possuem softwares (programas e aplicativos) e hardwares (componentes físicos que compõem o aparelho) diferentes. E são esses dois fatores (softwares e hardwares) que contribuem para tornar um aparelho lento.

Por que com o passar do tempo os dispositivos ficam mais lentos? 1

Softwares são todos os programas e aplicativos que você tem instalado no aparelho, e cada software vai usar algum componente do aparelho para ser executado com eficiência, o que acontece é que com o tempo esses aplicativos vão sendo atualizados constantemente, trazendo novas funções e novidades, e logicamente vai fazer o aparelho gastar mais recursos, tornando ele lento.

Um problema muito comum em Smartphones é que todo aplicativo infla com o tempo, se torna maior, precisa de mais hardware para funcionar, e o sistema vai exigir mais do aparelho, sobrando menos espaço, memoria e tornando os processos vagarosos. O mesmo acontece em computadores, as vezes, um programa vai consumir muito mais uso de memoria e HD do que vários outros juntos.

Mas isso não quer dizer que você tem que deixar de atualizar os programas e aplicativos, as atualizações são essenciais para o bom funcionamento e para segurança dos dispositivos.

Por que com o passar do tempo os dispositivos ficam mais lentos? 2

Dentre os hardwares estão a bateria, o processador, HD (memoria de armazenamento), RAM (memoria para leitura e escrita de processos) e outros. Com o tempo tudo isso se desgasta, a bateria, por exemplo, vai receber varias cargas, fazendo que elas percam sua capacidade inicial.

Já o processador e a memoria RAM tem um limite para ser usado, e quando você tem vários aplicativos ou programas rodando ao mesmo tempo esse limite vai ficando cada vez menor, com isso o aparelho vai esquentar, consumir mais energia, e consequentemente travar.

Por que com o passar do tempo os dispositivos ficam mais lentos? 3

E é por isso que quase todos aparelhos sofrem com a lentidão, exigimos muito dos nossos queridos Smartphones, passamos horas fazendo nossos computadores trabalharem sem parar, não é mesmo?!

Após entender, ou não (kkkk), como tudo funciona, vamos analisar bem todos os componentes e o sistema que nosso aparelho tem para não fazermos ele trabalhar mais que o normal. E na hora da compra de um novo “amor eletrônico” veja bem se tem espaço suficiente para seus arquivos, se tem uma quantidade de memoria RAM suficiente, se o processador vai aguentar executar tudo que você precisa e se a bateria vai durar o bastante.

Faça o uso consciente do seu dispositivo que ele vai demorar mais para ficar lento. 🙂