Dia da Internet Segura: Dicas para se proteger

protecaonomundodigitalsejageek
protecaonomundodigitalsejageek

Se proteja do mundo digital!

Hoje é Dia da Internet Segura, mas atualmente vivemos em um mundo digital desprotegido e sem saber as consequências que isso pode causar na vida real. Neste dia vamos passar algumas dicas para navegar em segurança e evitar frustrações futuras.

Sendo celebrado hoje em diversos países do mundo, a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) destaca o perigo do uso da tecnologia por menores de idade, e estão com a campanha “Criar, conectar e compartilhar o respeito: uma internet melhor começa com você” que tem seu foco no acesso a informação por menores de idade.

Dia da Internet Segura: Dicas para se proteger 1

As crianças de hoje estão cada dia mais conectadas e essa exposição no meio virtual pode trazer riscos para todos.  A exposição ao cyberbullying (violência psicológica e verbal), sexting (divulgação de conteúdos eróticos), conteúdos de violência física e proibidos para menores, contato com pessoas não confiáveis, assedio sexual e outros, são alguns dos riscos.

Todos os dias tem alguém sofrendo por algo ocorrido virtualmente, e muitas das vezes são jovens, adolescentes e crianças. Mas em meio a isso, existem formas, técnicas, programas, pessoas e instituições como a Unicef que ajudam a manter a ordem.

As dicas, que servem para TODOS, para se manter mais seguros são:

  • Criação de senhas fortes e diferentes em todos os sites que você possui conta;
  • Configuração da privacidade, mantendo informações sensíveis ocultas;
  • Instalação de programas e aplicativos confiáveis, com boa qualificação;
  • Não clicar em links desconhecidos, e muito menos fazer divulgação em massa;
  • Manter o sistema e o antivírus do seu dispositivo sempre atualizado;
  • E etc.

Dia da Internet Segura: Dicas para se proteger 2

Além dessas, não pode faltar o principal, o uso da consciência, saber o que está fazendo, onde está acessando e com quem você está mantendo contato. Não hesite em conversar com seus amigos e seus pais, e se precisar, procurar ajuda de um profissional que poderá te orientar melhor em uma situação delicada.

Não se exponha demais, navegue com segurança!