Troque o “Padrão” do seu Android por um “PIN”

padraoporpinsejageek
padraoporpinsejageek

O padrão que você usa para desbloquear seu aparelho não é seguro

Atualmente muitos aparelhos vem sendo desenvolvidos com a preocupação de dar segurança aos seus utilizadores, são inúmeras formas de proteger o aparelho, como criptografia de dados, chaves digitais, biometria, reconhecimento facial e outros. Mas mesmo com isso tudo, milhões de aparelhos ainda estão sujeitos a roubos de dados e invasão de privacidade.

Muitos usuários optam por usar um padrão de desbloqueio, mas o que pouca gente sabe é que isso não é tão seguro assim, por exemplo, se você estiver em um local publico, alguém pode, com facilidade, ver e memorizar o padrão que você usou.

Um novo estudo quantificou o quão fácil o estilo padrão de desbloqueio em vez de um PIN de seis dígitos ou biométrico desbloqueio é fácil de ser memorizado por qualquer pessoa olhando de um ângulo acima do ombro do usuário.

Troque o "Padrão" do seu Android por um "PIN" 1
Pesquisadores de segurança na Naval Academy dos EUA, e da Universidade de Maryland, Baltimore County publicou esta semana um estudo que mostra que um observador casual visualmente pode pegar e, em seguida, reproduzir um padrão de desbloqueio com relativa facilidade. Em seus testes, eles descobriram que seis pontos padrões podem ser recriados por cerca de duas em cada três observadores que é realizada a partir de cinco ou seis metros de distância, após uma única visualização. Por outro lado o uso de um PIN de seis dígitos do tipo mais utilizado em iPhones, provou ser surpreendentemente difícil: Apenas cerca de um em cada dez observadores no estudo conseguiu reproduzi-lo depois de um olhar.

Em seus testes, os pesquisadores recrutaram 1,173 assuntos da Amazon Mechanical Turk plataforma de crowdsourcing para assistir cuidadosamente controlados vídeos de desbloqueio on-line, e tinha como objetivo tentar adivinhar PINs e desbloquear padrões depois de assistir o telefone do proprietário desbloqueá-lo com o comumente usado PIN, ou padrões a partir de cinco diferentes ângulos e distâncias, a média dessas variáveis. Eles também repetiram o teste de vídeo com outras 91 pessoas, apenas para verificar seus resultados. Eles descobriram que cerca de 64% do teste on-line de indivíduos puderam reproduzir um padrão de seis pontos depois de uma visualização, e 80% após duas. Apenas 11% puderam identificar um PIN de seis dígitos após uma visualização e 27% após as duas.

Troque o "Padrão" do seu Android por um "PIN" 2
Através dessa pesquisa, eles fizeram o teste com o padrão “invisivel” (sem mostrar o percurso que o dedo faz sobre os pontos) e os resultado caiu de 64% para 35% que descobriram o padrão no teste on-line.

O professor da Naval Academy, Adam Aviv, disse que se você usa o padrão e quer uma segurança a mais, desligue a visualização do padrão ou troque por um PIN de seis dígitos alfanuméricos.

Então, fique atento ao desbloquear seu aparelho em locais publicos e por via das duvidas mude agora a forma de desbloqueio do seu aparelho, acessando as configurações >  segurança (tela de bloqueio) > bloqueio de tela, ou opte por desativar a opção de Tornar o padrão visível.

 

 

 

Fonte: Wired