Firefox deixa Chrome no chão em desempenho com mais de mil de guias abertas

firefoxisfastsejageek
firefoxisfastsejageek

Nova versão do Firefox tem um desempenho ardente com um grande número de guias abertas!

Os desenvolvedores de navegadores da web melhoram constantemente a otimização de seus produtos, tentando reduzir o consumo de memória RAM, aumentar a eficiência em consumo de energia e a velocidade de carregamento de um site.

Um teste independente, feito recentemente, mostrou que o Chrome, Edge, Opera e Firefox são aproximadamente iguais, quando a questão é a autonomia. Mas, a empresa Mozilla, nas versões mais recentes do navegador Firefox, foi capaz de reduzir o consumo de memória RAM. Dietrich Ayala, desenvolvedor do Firefox, realizou uma série de testes com diferentes versões do navegador, abrindo 1.691 guias ao mesmo tempo.

Firefox deixa Chrome no chão em desempenho com mais de mil de guias abertas 1
(Imagem: Firefox)

A atual versão 54 do Firefox, como a anterior, demonstra de longe ser os melhores indicadores de desempenho e otimização. Mas a versão 55 que agora está na fase de beta-teste, e a mais recente v56 demonstram um enorme salto qualitativo em ambos.

O Firefox 54 levou cerca de 4 minutos para executar 1.691 guias abertas. No caso do Firefox 55 demorou apenas 15 segundos. Firefox 54 assim, consome aproximadamente 2 GB de memória, enquanto que o Firefox 55 para abrir o mesmo número de abas, consome menos de 0,5 GB.

Veja os resultados:

Firefox deixa Chrome no chão em desempenho com mais de mil de guias abertas 2

Os criadores do Mozilla conseguiram esse resultado através de um novo projeto, Quantum Flow, em que eles trabalharam para ter uma melhor otimização.

Se quiser experimentar o Firefox, os downloads estão abaixo:

Para Windows – clique aqui para baixar

Para Android – clique aqui para baixar

Para iOS – clique aqui para baixar

Para outras plataformas – clique aqui

Versão beta

 

 

Fonte: Firefox