Parabéns GIF: 30 anos

GIF 30 Anos
GIF 30 Anos

30 anos do tão conhecido GIF

GIF está presente hoje em quase toda rede social. seja em forma de memes, trechos de filmes, debates políticos, fotos, micos dos famosos ou de qualquer outra maneira que chame a atenção, esse queridinho criado na geração Y, completa neste mês seus 30 anos.

via GIPHY

Sigla de Graphics Interchange Format (Formato Interação Gráfica) foi desenvolvido em 1986, por Steve Wilhite, programador que gerenciava chats e fóruns de uma empresa Norte Americana chamada Compuserve. Seu chefe na época disse que a ideia era criar um gráfico simples e leve que rodasse em uma das muitas plataformas da empresa.

O formato de imagem comprimida, o JPG, também estava sob desenvolvimento naquela época, o que era muito importante levando em consideração as conexões discadas de baixa velocidade. A primeira versão do GIF foi apresentada em maio de 1987 por Wilhite e foi incorporada a empresa em junho, dois anos antes de Tim Berners-Lee anunciar o projeto da World Wide Web, da internet como se conhece hoje.

O GIF inicialmente foi usado como aviso de que as paginas estavam em construção, quem está na casa dos 40 anos pode se lembrar do clássico GIF do bebê dançando. A extensão também foi alvo da primeira disputa judicial de patente, em 1994. A Unisys defendia que era dona do protocolo LZW usado por Wilhite para criar o GIF. E ameaçava processar quem criasse GIF sem pagar por licença. E ganhou. Os direitos só expiraram em 2006. Desde então, artistas e animadores tomaram conta do formato.

via GIPHY

 

Mostre pra gente quais GIFs você mais usa comentando la na nossa página no Facebook! – Seja Geek